Sebrae realiza mutirão para produtores rurais do Projeto Pedra Branca

0
212
Foto: Divulgação

Sebrae realiza mutirão para produtores rurais do Projeto Pedra Branca

Encontro busca estimular a adesão ao Programa de Monitoramento e Controle das Moscas das Frutas

Por Carlos Humberto

Com o objetivo de cadastrar produtores rurais para a adesão ao Programa de Monitoramento e Controle das Moscas das Frutas, o Sebrae realizou no dia 9 de agosto, na Agrovila 11, distrito de Pedra Branca – Curaçá, o mutirão “Dia de Campo: Encontro de Sensibilização dos Produtores Rurais de Pedra Branca”.

Fruto de parceria entre o Sebrae, SENAR, SEAGRI do município de Curaçá, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e da Parnaíba (CODEVASF), Biofabrica Moscamed, Tarvos S/A e Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), a atividade faz parte do convênio Sebrae/Seagri-BA 2023 e tem apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), do governo federal.

Durante o encontro, foram transmitidas diversas informações, através dos técnicos dos órgãos parceiros. A ADAB apresentou informações referentes ao processo de registro do pomar, legislação estadual do controle de moscas das frutas e normativa do Mapa sobre formas de monitoramento.

Já a Moscamed, foi responsável por abordar a biologia e o ciclo de vida da praga, formas de manejo para o controle e boas práticas para o produtor rural implementar no pomar. A empresa Tarvos S/A, pioneira em desenvolvimento de soluções em software, falou sobre a nova tecnologia de monitoramento das moscas das frutas.

Para o gestor de projetos do agronegócio do Sebrae em Juazeiro, Isael Pena Junior, o encontro atendeu as expectativas do Sebrae e parceiros. “Com as adesões aqui somadas, começaremos a mobilização para atendimento aos produtores das agrovilas. Acredito que, juntando forças, fortaleceremos a frente de combate e monitoramento do inimigo comum à fruticultura no Vale do São Francisco que é a mosca das frutas. E o Sebrae, através do programa Sebraetec, se associa para encontrar e aplicar as soluções”, finalizou o gestor.