Semifinais da Copa Loreta Valadares acontecem neste final de semana 

0
123
Copa Loreta Sudesb Divulgação

Semifinais da Copa Loreta Valadares acontecem neste final de semana 

Partidas ocorrem no Estádio de Pituaçu e no CT Barradão 

A Copa Loreta Valadares de Futebol Feminino 2023 está cada vez mais próximo da final. Agora, quatro equipes da categoria adulto e mais quatro da sub-17 disputam as semifinais neste final de semana. O torneio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), reuniu 24 equipes de base e adultas da Região Metropolitana de Salvador. 

Com a presença de equipes novatas até outras com maior organização e história no futebol feminino, a competição contou com surpresas positivas. Uma delas é a equipe Saracity, que foi fundada em julho deste ano para suprir a necessidade da comunidade de Saramandaia em ter uma representatividade no futebol feminino. Elas enfrentam a equipe Revelação, que já participou da edição do ano passado da Copa Loreta, às 15h do domingo, 03, no Estádio de Pituaçu.  

A maioria das jogadoras do time de Saramandaia têm uma história no futebol feminino baiano, representando outras equipes, como a Jacuipense no Campenato Baiano de Futebol Feminino de 2023 e a equipe de Lauro de Freitas na Taça das Favelas deste ano, com a qual se sagraram campeões, ambas as competições foram disputadas no Estádio de Pituaçu. Agora, o sabor é diferente representando o bairro de origem pelo projeto social que as projetaram ao futebol. 

O local também será palco da outra semifinal entre Batgirl e As Misturadas logo antes, a partir das 13h. A Batgirl, inclusive, está em busca de mais um título por ser a atual campeã adulta do certame estadual, que homenageia a feminista e ativista política Loreta Valadares, combatente da ditadura instalada no Brasil entre 1964 e 1985. 

O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, celebra a iniciativa do Governo do Estado em promover o futebol feminino baiano, desde a base até o adulto. “O futebol feminino baiano só tem a ganhar com o fortalecimento destas políticas públicas que vão desde o fomento das categorias de base até o incentivo da realização de partidas com toda estrutura física e técnica necessária para se desenvolverem”, afirma.  

Na categoria sub-17, disputada no Centro de Treinamento do Estádio Manoel Barradas (CT Barradão), As Minas do Futebol Capelão jogam contra o CFFB no sábado, 02, às 13h. Em seguida, por volta das 15h, é a vez do sub-17 do Esporte Clube Vitória buscar a outra vaga para a grande final ao enfrentam o Arena Palestra. 

Ascom Sudesb  / Maurício Viana