Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina recebe visita de jornalistas de seis países

0
140

Por Carlos Laerte

No Vale do São Francisco desde o último domingo (19), o grupo do projeto Agro Press Trip, com 21 jornalistas de seis países e correspondentes da Folha de São Paulo, revista Globo Rural e jornal Valor Econômico, visitou, na manhã desta quarta-feira (22), a sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR).

Convidados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a ApexBrasil, o grupo de estrangeiros de países, a exemplo da China, Hong Kong, Argentina, Alemanha, Itália e Estados Unidos, foi recebido pelo presidente do SPR, Jailson Lira, que na oportunidade estava representando o presidente da Federação da Agricultura de Pernambuco, Pio Guerra.

Depois de dar as boas-vindas aos participantes do Agro Press Trip, Jailson Lira falou do processo produtivo da fruticultura nos estados de Pernambuco e Bahia e como esta região se transformou no maior polo exportador de fruticultura do Brasil.

Depois de conferir uma palestra do gestor do Dinc- Distrito de Irrigação do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, Paulo Sales, a jornalista Danna Xu, da CMG (grupo de mídia da China), revelou que está bastante impressionada com os números de produção e a qualidade das frutas regionais, principalmente a manga e a uva. “Os chineses gostam muito de frutas e as perspectivas de crescimento das exportações da fruta brasileira são as melhores possíveis “, ressaltou.

De acordo com a coordenadora do grupo, Elena Castellani, os jornalistas perceberam muito claramente a mudança de paradigma entre a caatinga, o semiárido e a produção e exportação de frutas. “Certamente muitos deles irão realizar reportagens, repercutindo lá fora a imagem positiva do desenvolvimento sustentável do Vale do São Francisco “, concluiu.