Superintendente do Sebrae destaca importância dos pequenos negócios em evento do Rotary Club da Bahia

0
56
Jorge Khoury superintendente do Sebrae-BA Foto Dario G.Neto -ASN Divulgação

Superintendente do Sebrae destaca importância dos pequenos negócios em evento do Rotary Club da Bahia

Jorge Khoury também falou sobre as expectativas do segmento de micro e pequenas empresas para o ano de 2024

Por Carlos Baumgarten

O superintendente do Sebrae/BA, Jorge Khoury, participou, nesta quinta-feira (18), na Casa do Comércio, em Salvador, da primeira reunião do ano do Rotary Club da Bahia. O evento reuniu membros da entidade, que puderam acompanhar uma palestra de Khoury sobre a importância dos pequenos negócios para a economia baiana.

Ele destacou que esses empreendimentos representam quase 99% dos de todas as empresas registradas na Bahia, além de serem responsáveis por mais da metade dos empregos formais gerados no estado. Hoje, segundo dados do Simples Nacional, a Bahia tem mais de 1 milhão pequenos negócios, incluindo microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

Entusiasta da educação empreendedora, Jorge Khoury destacou as ações do Sebrae nessa área. “Alcançamos quase todo o estado com esse programa, levando noções de empreendedorismo para todos os níveis de ensino. Dentro do Sistema Sebrae, a Bahia é, inclusive, referência em educação empreendedora”, ressaltou.

Khoury ainda falou das expectativas dos donos de micro e pequenas empresas para o ano de 2024. Citando um levantamento recente feito pelo Sebrae, o superintendente afirmou que os empreendedores esperam um aumento de até 20% do faturamento em 2024. Apontam ainda como datas mais atrativas o Carnaval, Dia das Mães, São João, o período de Black Friday e Natal.

Jorge Khoury afirmou também ser fundamental que as micro e pequenas empresas estejam conectadas com as demandas dos consumidores. Nesse sentido, pontuou a importância da conexão entre as lojas físicas e online, num mundo em que os consumidores estão cada vez mais digitais.

Soluções

O superintendente falou também sobre a missão do Sebrae junto aos pequenos negócios. Entre as diversas soluções disponíveis, ele destacou três durante a palestra: o Seminário Empretec, o Sebraetec e o Radar Sebrae.

“O Empretec é uma metodologia da ONU, aplicada no Brasil, exclusivamente, pelo Sebrae. O seminário trabalha o comportamento empreendedor em uma imersão de seis dias”, explicou. Sobre o Sebraetec, Khoury destacou o investimento de cerca de R$ 15 milhões no programa que leva soluções em inovação para os pequenos negócios.

Já o Radar Sebrae é uma plataforma de inteligência de mercado que o empreendedor que busca oportunidades para abrir um negócio, indicando, por exemplo, a melhor localização para o tipo de investimento desejado.

Ao final da reunião, Jorge Khoury recebeu das mãos do presidente do Rotary Club da Bahia, Carlos Henrique Jorge Gantois, a flâmula da entidade.