Times baianos de polo aquático disputam torneio regional neste final de semana  

0
220
Polo aquático - Foto Sudesb

Times baianos de polo aquático disputam torneio regional neste final de semana  

Com apoio da Sudesb, quatro equipes das categorias sub-13, sub-16 e adulto viajaram para João Pessoa 

A Bahia será representada por cinco equipes, três na categoria adulto, uma na sub-13 e outra na sub-16, no Torneio Nordestão de Polo Aquático, que tem início hoje, 27, e segue até o domingo, 30, na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Cerca de 200 atletas de todos os estados da região devem participar do evento. 

A competição serve como preparação para os próximos eventos nacionais do calendário da modalidade no ano, como o norte-nordeste, que está previsto para final de maio, em Salvador, na Piscina Olímpica da Bahia, na Avenida Bonocô. O equipamento esportivo do Governo do Estado é o único na capital com condições mínimas de receber o evento por causa da sua profundidade. Os quatro melhores classificados deste torneio em solo baiano se classificam para a Liga Nacional de Polo Aquático 2023, no segundo semestre. 

Com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), na concessão do transporte, as quatro equipes soteropolitanas que treinam regularmente na Piscina Olímpica já se encontram na capital paraibana. Entre elas, estão os alunos do Projeto Natação em Rede, uma parceria da Sudesb com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), nas categorias sub-13 e sub-16. 

Ambos os times vêm de participação no Circuito Baiano de Esportes Aquáticos de 2022 e no Haba Wabba International, disputado em Bauru, no ano passado. “Eles estão muito bem treinados física e taticamente. A expectativa é que sirva como uma boa preparação para o norte-nordeste, chegando entre os quatro melhores, mesmo com as fortes equipes de Pernambuco e Paraíba”, pontua Diego Albuquerque, presidente da FBDA. 

Participando nos dois naipes da categoria adulto, masculino e feminino, o Polo Salvador também disputa o evento. Já o Polo Feira de Santana, do interior do estado, completa a lista dos participantes baianos na categoria masculina. Os dois times do adulto masculino estão entre os favoritos com equipes experientes. 

Sobre a importância do apoio da Sudesb na concessão do transporte, no dia a dia dos treinamentos no equipamento e no fomento à modalidade no estado, Diego ressalta que essa participação de atletas de diferentes categorias no torneio é uma forma de estimular a continuidade deles no esporte, desenvolvendo o lado competitivo e do alto rendimento.  

“A modalidade tem um apoio vital da Sudesb para mantê-la em atividade. Além disso, tem o projeto Natação em Rede, que é um grande celeiro para revelações e renovações de talentos e atletas. Graças à Sudesb, conseguimos levá-los para competir, fundamental para o desenvolvimento técnico deles”, acrescenta Diego. 

Ascom Sudesb – Fotos: Divulgação/FBDA