UNEB Juazeiro realiza o 1º Simpósio em Ciência do Solo, nos dias 28 e 29 

0
190

Texto: Ianne Lima – jornalista 

ascom.dtcs3@uneb.br 

O Colegiado do curso de Engenharia Agronômica do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) promovem o 1º Simpósio em Ciência do Solo (1º SIMCS): Solos e sustentabilidade dos agroecossistemas que acontece nos dias 28 e 29 de junho, no auditório Antônio Carlos Magalhães (ACM) do DTCS da UNEB, em Juazeiro.  

O evento é gratuito, aberto ao público e conta com palestras, mesas redondas, debates, exposições de trabalhos e lançamento de livro. De acordo com o coordenador do evento, o professor Dr. Emanuel Ernesto Santos, o Simpósio é uma oportunidade de divulgação de conhecimentos, atualização e integração da comunidade acadêmica interna e externa.  

A abertura do evento será no dia 28, às 14h e, em seguida, acontecem as palestras: Desertificação no Semiárido brasileiro, ministrada pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido), Dr. Iêdo Bezerra Sá, e Emissões de gases de efeito estufa na agropecuária que será ministrada pela pesquisadora da Embrapa Semiárido, Dra. Diana Signor Deon. 

No dia 29, a programação tem início às 8h, na Biblioteca do Campus III/UNEB, com a exposição de trabalhos do tema: Importância dos fertilizantes no desenvolvimento de plantas e exposição de cartilhas que abordam a temática Morfologia do solo e Educação Ambiental. Logo mais às 10h, no auditório ACM a programação segue com a palestra Interpretação da análise de solo com o pesquisador da Embrapa Semiárido Dr. Magnus Dall Igna Deon.  

Às 11h, a programação conta ainda com o lançamento do livro Manejo e conservação do solo e da água no Semiárido de autoria do professor do DTCS/UNEB, Dr. Carlos Alberto Batista. Em seguida, o Programa Escola Verde do DTCS/ UNEB vai entregar ao Departamento os contentores de coleta de baterias e pilhas. 

Na programação da tarde, a partir das 14h, no auditório ACM, tem início a mesa redonda sobre Manejo e conservação do solo e da água que será protagonizada pelos discentes da disciplina do curso de Engenharia Agronômica cujo título corresponde ao componente curricular de mesmo nome.  

O I Simpósio de Ciência do Solo conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Horticultura Irrigada (PPGHI), do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH), do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE-DTCS), do Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (CAERDES) e da Embrapa Semiárido. Os participantes receberão certificação do evento. Os interessados podem acessar a programação completa no perfil do Instagram @simcsuneb.