UPB Itinerante chega a Juazeiro para fomentar ações de desenvolvimento local

0
297

UPB Itinerante chega a Juazeiro para fomentar ações de desenvolvimento local

Evento foi aberto nesta terça (12) pelo presidente da entidade e segue até quinta-feira (14)

Ascom UPB

Com o tema “Incremento de Receitas Municipais e Execução de Convênios Estaduais e Federais” foi aberto nesta terça-feira (12), no auditório do SENAR, em Juazeiro, o UPB Itinerante – capacitação gratuita oferecida pela União dos Municípios da Bahia (UPB) a prefeitos e técnicos municipais. Entre os assuntos discutidos, com vista a promover o desenvolvimento local, estavam fomento à agricultura, além de guiar as equipes técnicas das prefeituras quanto à execução e prestação de contas dos convênios estaduais com recursos da SEDUR/CONDER e dos contratos de repasse firmados entre os municípios e a Caixa Econômica Federal, com recursos da União. O evento segue até quinta-feira (14), quando será oferecida a oficina temática sobre o Programa de Vigilância e Vídeo Monitoramento, desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia.

Na mesa de abertura, o presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo, destacou que é preciso mostrar a importância da municipalidade e defendeu um novo pacto federativo para valorizar o lugar onde as pessoas nascem e a vida acontece. “É importante demais que o pacto federativo aconteça para melhorar a vida do cidadão de todos os municípios”. Quinho acrescentou que a UPB tem lutado por mais recursos para os municípios neste momento de crise e citou as ações da entidade nos últimos dias para pressionar por soluções. “Ontem mesmo, o ministro Rui Costa comunicou que amanhã ou depois de amanhã, estará anunciando uma ajuda aos municípios. Essa recomposição vai acontecer para dar alívio”, disse o gestor sobre o pleito dos prefeitos de um apoio financeiro da União para compensar as recentes perdas de receitas.

Município de agricultura forte, conhecida como capital da irrigação e polo regional do Vale do São Francisco na Bahia, Juazeiro está, segundo a prefeita Susana Ramos, “honrada em sediar o evento”. Anfitriã, ela afirmou: “Não tenho dúvida de que ter o UPB itinerante aqui, vai nos permitir colher frutos positivos”. A gestora ainda reforçou a importância da UPB para as gestões municipais. “Ter um órgão desse que cuida das nossas cidades, dando apoio aos prefeitos é fundamental”.

Para o secretário de agricultura do estado, Wallison Oliveira (Tum), o UPB Itinerante é uma oportunidade de se traçar caminhos para a vocação econômica da região, que no caso é a agricultura. “Estamos em uma região muito próspera. Esse tipo de evento é importante para a gente trabalhar as vocações regionais do nosso estado. Aqui, além da agricultura, tem a energia renovável e a mineração”, afirmou. Tum parabenizou a UPB pela iniciativa e acrescentou que a secretaria de agricultura está de portas abertas para a instituição municipalista.  

“Esse já é o segundo UPB Itinerante que eu participo e me sinto muito honrado. Estamos aqui também para mostrar o trabalho da Conder, esse órgão executor e braço operacional do governo do estado da Bahia. Nós estamos em cada canto do estado levando desenvolvimento”, resumiu o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), José Trindade. Ele mostrou também algumas intervenções do órgão no Território Sertão do São Francisco, a exemplo de construção de escolas em tempo integral, obras de modernização de escolas, policlínicas, unidade oncológica e ampliação do Hospital Regional de Juazeiro. “Se somar tudo dá mais de 300 milhões em investimentos”, explicou.

O líder do Governo na Câmara de Vereadores de Juazeiro, o vereador Jean Gomes, ressaltou o potencial de qualificação do evento. “O UPB Itinerante é importante porque a instituição leva conhecimento até os municípios. Isso faz com que as prefeituras e técnicos estejam mais preparados para usar os recursos públicos com eficiência. Está de parabéns toda essa equipe da UPB que dá suporte às prefeituras para que enfrentem os desafios que estão por vir”, completou.