Fonte “O Livro das datas do futebol” de Rodolfo M. Rodrigues

1926 – Nasce o ex-atacante Baltazar, o “Cabecinha de Ouro”, em Santos (SP). Osvaldo da Silva Santos jogou nas Copas do Mundo de 1950 e 1954 e foi o segundo maior artilheiro do Corinthians, com 267 gols.

1993 – Morre o ex-ponta-esquerda Edivaldo, aos 30 anos, após um acidente automobilístico na rodovia Castelo Branco. O carro Fiat Tempra de Edivaldo Martins da Fonse, ex-Atlético-MG e São Paulo, entrou debaixo de um caminhão.

1993 – Em 14 de janeiro foi instituído o Dia Nacional do Treinador de Futebol. O treinador – ou professor, como os jogadores costumam chamar – é uma figura de extrema importância para o time, pois é ele quem disciplina a equipe e traça as metas. Além disso, ele tem outras responsabilidades, como resolver conflitos, avaliar a condição física junto ao corpo médico e auxiliar e orientar na contratação de novos atletas. Parabenize esse profissional multitarefa!

2000 – No Maracanã, o Corinthians vence o Vasco por 4 x 3, nos pênaltis, depois do 0 x 0 no tempo normal e na prorrogação. Assim, torna-se campeão do primeiro Campeonato Mundial de Clubes da Fifa. A competição, realizada em São Paulo e no Rio de Janeiro, contou com oito clubes do mundo todo: Manchester United (Inglaterra), Real Madrid (Espanha), Necaxa (México), Raja Casablanca (Marrocos), Al Nasr (Arábia Saudita), South Melbourne (Austrália), além de Vasco e Corinthians.