17ª Romaria de Pau de Colher acontecerá na próxima sexta-feira (13)

No dia de Santa Luzia, próxima sexta-feira (13), será realizada, no município de Casa Nova (BA), a 17ª Romaria de Pau de Colher.  Com o tema “Serás libertado pelo direito e a justiça” (Is 1,27), inspirado na Campanha da Fraternidade deste ano, a Romaria terá início às 9h.

A concentração será no “acampamento”, local em que na década de 1930 reuniu um movimento camponês religioso, social e político, composto por aproximadamente quatro mil pessoas. No mesmo espaço, em janeiro de 1938, cerca de mil camponeses foram massacrados pelo Estado brasileiro.

©Thomas Bauer

Como de tradição, a Romaria faz memória ao massacre que aconteceu, há 81 anos, na comunidade Pau de Colher. Do acampamento, os romeiros e romeiras seguirão até o pé de juazeiro da comunidade, onde será celebrada a missa. Durante a caminhada, haverá três momentos de parada e reflexão.

A 17ª Romaria de Pau de Colher é organizada pela comunidade, vizinhança, Paróquia de São José Operário/Área Pastoral São Sebastião e Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Juazeiro.

Texto: Comunicação CPT Juazeiro – Fotos: Divulgação e Tomas Bauer/CPT Bahia