Fonte “O Livro das datas do futebol” de Rodolfo M. Rodrigues

1916 – Realizado o primeiro jogo do Campeonato Sul Americano (chamado desde 1975 de Copa América), o torneio de seleções mais antigos do mundo. No Estádio Racing Clube, em Avellaneda, a Argentina, dona do evento, empata com o Uruguai em 0 x 0.

1950 – A Inglaterra foi eliminada ao perder por 2 a 0 da Espanha na fase de grupos da sua primeira campanha na Copa do Mundo da FIFA. No início da competição, a seleção inglesa havia sofrido uma surpreendente derrota por 1 a 0 para os Estados Unidos, resultado que até hoje continua sendo uma das maiores zebras dos 80 anos de história da competição.

1972 –  Pelé marcou seu milésimo gol apenas em partidas pelo Santos. A marca histórica foi alcançada em Chicago, nos Estados Unidos, de acordo com o Centro de Memória do Peixe. Os brasileiros venceram por 2 a 0 o time da Universidad Unam, do México, no Hanson Stadium. De um total de 1282 gols assinalados pelo Rei em toda sua carreira, 1091 foram marcados somente em partidas do Santos. Outros 95 pela seleção brasileira, seis pelo Combinado Santos/Vasco, 10 pela Guarda Costeira, nove pela Seleção Paulista e três pelas Forças Armadas.

1994 – Andrés Escobar, defensor do Atlético Nacional de Medelín e da seleção colombiana, é assassinado a tiros após discussão em um bar. O crime foi atribuído à máfia de apostas devido ao gol contra marcado por Escobar na derrota para os Estados Unidos por 2 a 1. O culpado nunca foi preso.

2000 – A França vence a Itália por 2 x 1, em Roterdã, Holanda, e conquista a Eurocopa de Seleções. Wiltord e Trezeguet fazem os gols da equipe frandesa; Delvecchio anota o único tento dos italianos.

Asamoah Gyan (Foto: Globoesporte/Reuters)

2010 – Asamoah Gyan foi o primeiro jogador a perder dois pênaltis na Copa do Mundo. Ele errou cobranças contra a República Tcheca em 2006 e contra o Uruguai em 2010.