Por Carlos Humberto

Marily dos Santos tem 20 anos de carreira. Em Juazeiro ela venceu a Tiradentes 12 vezes. “A primeira vez que ganhei foi marcante e não sai da memória, mas cada prova é uma sensação diferente. A participação em Juazeiro está confirmadíssima. Sempre volto à primeira cidade que me recebeu quando cheguei na Bahia. O público sempre me marca em Juazeiro, sem falar na organização impecável da prova”, afirma.

O treinador de Marily, Gilmário Mendes, diz que sua atleta tem treinado bastante e está preparada para disputar bem a competição. “Além dela, também estou acompanhando a campeã baiana de corrida de rua, Rebeca Rodrigues, José Nilson de Jesus, Carla Guimarães e Eliton Rosa, revelações recentes no esporte. Todos eles treinaram muito, têm se dedicado para irem bem pra Juazeiro, mas uns se adaptam melhor ao calor da cidade, ao nível da prova. Estão entre os 4 a 5 favoritos ao pódio”, disse Gilmário.

“A cada ano aparecem adversárias diferentes e de alto nível na Meia Maratona Tiradentes. Esse ano mesmo tem também a maratonista olímpica Graciete Moreira. Eu treinei muito, mas só podemos saber se fez efeito na hora”, conclui Marily dos Santos.

CHIPS ELETRÔNICOS IMPLANTADO EM 2012

A PROVA

A Meia Maratona Tiradentes faz parte da agenda esportiva do estado e nacional, e mais uma vez contará com a participação de técnicos e árbitros da Federação Baiana de Atletismo (FBA) – que auxiliarão na apuração dos resultados – e com o uso dos chips eletrônicos, implantados em 2012, darão mais uma vez segurança aos atletas e agilidade na divulgação das classificações, inclusive com a demonstração imediata dos tempos bruto e líquido.

Este ano houve mudança quanto ao local de chegada. O percurso oficial (21,096km), sairá do distrito de Carnaíba do Sertão às 7h30 com chegada na Rua Coronel João Evangelista (Rua da 28) e não na Orla da cidade como nos anos anteriores. Já a Mini Maratona saíra do SESI também no mesmo horário com chegada na Rua da 28.

É importante desde já ficar atento ao transporte que conduzirá os atletas para o local da largada. O ônibus sairá às 6h da Rua da 28.

Quem quiser participar ainda tem tempo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 22 deste mês, data limite, no Ginásio de Esportes Aluisio Viana, das 08h às 12h e das 14h às 18h, ou no endereço eletrônico www.meiamaratonatiradentes.blogspot.com.br. O número máximo de participantes para a prova é de 700. O valor da taxa é de R$ 20 para os atletas de Juazeiro e Petrolina e R$ 40 para os de outros municípios.

No caso do participante se inscrever via internet, o pagamento deverá ser efetuado na conta bancária C/c: 66225-9/ Ag: 69-8 do Banco do Brasil. Após o pagamento, é necessário imprimir o comprovante e encaminhar junto com a ficha de inscrição por fax, no número (74) 3611-1002.

No período e local indicados também acontecerá a inscrição para a Mini Maratona de 5 Km. Para esta modalidade podem se inscrever atletas de ambos os sexos, com idade mínima de 14 anos. Os competidores com idade inferior a 18 anos deverão apresentar autorização dos pais ou responsáveis.