Por Iago Guimarães

Saúde mental ainda é um tema tabu, pouco discutido pelo Sistema de Saúde Pública, pela mídia e comunidade. Essa carência faz com que as pessoas não busquem tratamento adequado, não saibam como agir no relacionamento com alguém ou até mesmo abordar o assunto. Enquanto isso, perto de você alguém pode estar vivendo sem saber como lidar com algum transtorno ou até mesmo tirando a própria vida.

São várias as cobranças que chegam por todos os lados. Somos sempre demandados pelo discurso do capitalismo que nos ordena: “Emagreça”.  “Corte esse cabelo”. “Não use essa roupa”. “Estude medicina, isso não vai dar dinheiro”. “Tenha esse novo produto”. “Você precisa ser e mostrar para o mundo que está feliz”.  Sem avisar, decorrente desses e outros fatores do cotidiano, chegam também crises existenciais, de ansiedade, síndrome do pânico, depressão. Lidar com tudo não é fácil, mas faz parte de tentativa constante de viver bem consigo mesmo em tempos onde não nos é permitido adoecer.

Essas e outras questões serviram de inspiração para “Aposta” música integrante do álbum “Ainda que feito de saudade” (2018), da banda Quatro Por Dois. O videoclipe da canção está no ar, no canal do YouTube da banda, Para assistir acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=_syUT6iEQOQ.

“O ‘Ainda que Feito de Saudade’ é o quinto álbum de estúdio da banda. Dessa vez as influências variaram do regionalismo, com predominância de ritmos e swings percussivos, ao indie rock, com pitadas eletrônicas e sobreposição de timbres e arranjos mais complexos. A gente costuma dizer que esse é disco mais “dançante” da banda. Agora as letras falam de temas mais maduros, como separação, superação e autonomia”, diz Wagner Padilha, Baixista do Grupo.

Há quase 7 anos Tocando uma mistura de Piano Rock, Indie Rock e Música Pernambucana, a Quatro Por Dois com seu balanço particular vem fundindo ritmos, criando novos ambientes e quebrando os padrões. Música eletro-orgânica de qualidade. a banda pernambucana/baiana é uma legítima representante do cenário independente hoje no Brasil.

Seguindo na estrada com Iago Guimarães (Piano Elétrico, Sintetizador & Voz), Wagner Padilha (Baixo) ,Henrique Gonçalves (Bateria) e Lia Farias (Guitarra, Sintetizador e voz), a sonoridade cada vez mais original da Quatro Por Dois pode ser conferida em seus 5 discos, sempre Gravados e  e produzidos pela própria banda: Sobre Todas as Coisas que eu não quero lembrar (Independente, 2011), Eu Invisível (Independente, 2012), Longe (Independente, 2013), O Vendedor de Mentiras (Independente, 2015) e mais recentemente o “Ainda que Feito de Saudade” (Independente, 2018).

Nesse meio tempo, a Quatro Por Dois já passou pelo Festival Raiz e Remix (2013), Bonfim Rock (2014), Moto Chico (2014), Mostra Bonfim em Cena (2015), e 3 Edições (2013, 2014 e 2015) do A Praça Convida, Umbuzada Sonora (2015), Música Vocal do CCBNB Cariri(CE) e Nova Olinda (CE)(2016)