São Paulo pega Talleres na fase prévia e pode cair em grupo de River Plate e Inter; Palmeiras, Grêmio, Flamengo, Atlético-MG, Cruzeiro e Athletico conhecem adversários

Crédito: Globo Esporte

A Conmebol sorteou na noite desta segunda-feira, em sua sede no Paraguai, os confrontos das fases prévias e os grupos da Taça Libertadores de 2019. Assim, Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo, Atlético-MG, Athletico e Cruzeiro já conhecem seus primeiros adversários no torneio internacional.

Quinto e sexto colocados do Campeonato Brasileiro, São Paulo e Atlético-MG serão os primeiros a entrar em campo – contra Talleres (ARG) e Danubio (URU), respectivamente. Os dois clubes participam da segunda fase da Libertadores e terão de passar por dois mata-matas até a fase de grupos – ambos estreiam entre os dias 5 e 7 de fevereiro.

+ Veja a tabela da Taça Libertadores

Já os quatro primeiros do Brasileirão (Palmeiras, Flamengo, Inter e Grêmio), o campeão da Copa do Brasil (Cruzeiro) e o da Sul-Americana (Athletico) só vão entrar em campo entre os dias 5 e 7 de março, primeira semana prevista para os duelos dos grupos.

O Grupo A pode ser o mais equilibrado da competição. River Plate, atual campeão, e Inter estão na chave, e o São Paulo pode entrar nela se passar pelas primeiras fases. Já o Atlético-MG, se passar, vai para o Grupo E, ao lado de Nacional (URU), Cerro Porteño (PAR) e Zamora (VEN).

Em outro duelo Brasil x Argentina, o Athletico, atual campeão da Sul-Americana, está no Grupo G com o Boca Juniors, vice da última Libertadores.

A premiação oferecida pela Conmebol será um atrativo da Libertadores: o campeão vai ganhar US$ 12 milhões (cerca de R$ 47 milhões), o dobro da edição passada, vencida pelo River Plate.

Os confrontos da fase prévia (times à direita fazem o segundo jogo em casa):

Primeira fase

  • Delfín (EQU) x Nacional (PAR) – E1
  • Deportivo La Guaira (VEN) x Real Garcilaso (PER) – E2
  • Bolívia 4 x Defensor (URU) – E3

Segunda fase

  • Danubio (URU) x ATLÉTICO-MG – C1
  • Melgar (PER) x Universidad de Chile (CHI) – C2
  • Bolívia 3 x Libertad (PAR) – C3
  • Palestino (CHI) x Independiente Medellín (COL) – C4
  • Talleres (ARG) x SÃO PAULO – C5
  • E2 (La Guaira ou Garcilaso) x Atlético Nacional (COL) – C6
  • E1 (Delfín ou Nacional) x Caracas (VEN) – C7
  • E3 (Bolívia 4 ou Defensor) x Barcelona (EQU) – C8

Terceira fase (aqui, o mando do último jogo é definido pelo ranking da Conmebol)

  • Vencedor C1 x Vencedor C8 – G1
  • Vencedor C2 x Vencedor C7 – G2
  • Vencedor C3 x Vencedor C6 – G3
  • Vencedor C4 x Vencedor C5 – G4

Veja os grupos da Libertadores:

Grupos da Libertadores 2019

Grupo ARiver Plate (ARG)INTERNACIONALAlianza Lima (PER)G4 (chave do São Paulo)
Grupo BCRUZEIROEmelec (EQU)Huracán (ARG)Deportivo Lara (VEN)
Grupo COlímpia (PAR)Sporting Cristal (PER)Godoy Cruz (ARG)Universidad Concepción (CHI)
Grupo DPeñarol (URU)FLAMENGOLDU (EQU)Bolívia 2
Grupo ENacional (URU)Cerro Porteño (PAR)Zamora (VEN)G1 (chave do Atlético-MG)
Grupo FPALMEIRASSan Lorenzo (ARG)Junior Barranquilla (COL)G2
Grupo GBoca Juniors (ARG)ATHLETICOJorge Wilstermann (BOL)Deportes Tolima (COL)
Grupo HGRÊMIOUniversidad Católica (CHI)Rosario Central (ARG)G3

Ainda falta ser definido um representante da Bolívia (Royal Pari ou Bolívar). No domingo, o San José garantiu sua vaga, mas ainda não sabe para qual fase vai. Isso porque falta uma rodada para o fim do Clausura no país: quem ficar com o título vai para a fase de grupos e entra no pote 4 do sorteio como BOL 2, enquanto o vice estará no pote 2 da segunda fase prévia, como BOL 3. O San José já tem pelo menos o vice garantido.

Após uma conturbada edição de 2018, a competição está prevista para começar no dia 22 de janeiro, com os jogos de ida da fase prévia. A decisão da Libertadores, agora em jogo único, será em Santiago, capital do Chile, no dia 23 de novembro de 2019.