Irislane Pacheco/CSTT

O ano de 2018 tem sido marcado por desafios e realizações para a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT). Logo no início do ano, 29 servidores foram contratados através de Processo Seletivo, o que proporcionou uma melhoria nos serviços e atendimento.

Foto: Divulgação

Com o objetivo de intensificar a fiscalização, duas novas viaturas e seis motocicletas foram adquiridas e, juntamente com os outros dez veículos e sete motocicletas já existentes, possibilitaram um aumento nas fiscalizações, no patrulhamento, no atendimento de ocorrências, e no desempenho da Companhia como um todo.

O aumento da fiscalização refletiu diretamente na arrecadação. O dinheiro arrecadado este ano proporcionou algo inédito na Companhia: o investimento em obras. Em parceria com a Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) foi realizada a pavimentação de três avenidas e uma rua no bairro Tabuleiro.

Também foi possível realizar, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (SESP), a requalificação do Terminal de Ônibus. Além da pintura e recuperação dos bancos, do telhado e do alambrado, foi realizada a troca das tampas de galerias das águas pluviais e troca de toda fiação elétrica, com a instalação de novas lâmpadas de Led. Também foram feitas novas rampas de acessibilidade e uma passarela para que as pessoas com deficiência possam ter acesso ao transbordo com mais conforto e segurança.

O setor de Educação para o Trânsito teve um importante papel de conscientizar pedestres e condutores de Juazeiro a adotarem uma postura mais consciente em favor da vida este ano. A equipe levou inúmeras campanhas para as ruas, com destaque para o Maio Amarelo e a Semana Nacional de Trânsito. Ao longo do ano, também foram realizadas diversas palestras em escolas, creches e empresas.

Uma grande novidade este ano foi a implantação do Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes de Trânsito Terrestre (CMPATT), que é gerido pela Secretaria de Saúde e conta com a parceria da CSTT e diversos outros órgãos ligados ao trânsito.

Foto: Divulgação

Também foi realizada uma parceria com o setor de Transportes para realizar ações educativas para orientar os usuários do serviço de mototáxi para não utilizar o serviço irregular de transporte individual de passageiros.

Outro destaque de ações deste ano, foi combater o transporte clandestino. De janeiro a novembro, a Fiscalização de Transportes realizou 50 blitzes e apreendeu 74 motocicletas por transporte irregular de passageiros. Fiscais de trânsito e transporte e a guarda municipal realizaram inúmeras blitzes, com ênfase para ‘Operação Carnaval’ que foi realizada na semana que antecedeu o carnaval antecipado de Juazeiro, e a ‘Operação São João’ realizada de 15 a 23 de junho, ambas com o objetivo de coibir o transporte irregular de passageiros.

Para o diretor-presidente da CSTT, Damião Medrado, o resultado obtido em 2018 o estimula ainda mais a buscar novas conquistas para o povo juazeirense. “Agradeço a minha equipe da CSTT por toda disposição e empenho. Todas as conquistas realizadas em 2018 só foram possíveis porque o trabalho foi realizado em equipe. Para 2019 teremos ainda mais fiscalização e obras, além de novidades no combate ao transporte irregular”, declarou Damião.