Ceia de Natal: receitas com aroma da roça

Na noite de Natal, a ceia é sempre um dos momentos mais agradáveis de compartilhamento e união. Para curtir melhor o espírito natalino, receitas tradicionais não podem faltar – como uma boa carne assada e um pudim bem cremoso de sobremesa. Se você procura ideias para montar uma boa mesa, confira nossas sugestões de pratos que têm o gostinho da roça:

Como entrada:Cuscuz Paulistano é um prato tipicamente brasileiro, que pode ficar ainda mais saboroso e saudável quando preparado com milho verde, ervilha e molho de tomate, produzidos sem adição de sal, açúcar e conservantes.

Para acompanhamentos: Para quem adora milho, uma sugestão prática e saborosa: creme de milho com sardinha. Na mesa de todo bom brasileiro não falta arroz! E isso não seria diferente na noite de Natal. Para inovar, faça um arroz parbolizado em camadas com ervilhas, tomate e frango desfiado.  

Como doces: O sabor do panetone combina com o final de ano. Mas, em vez de saborear o pão fofinho apenas com sorvete, que tal usá-lo como ingrediente para um doce mais incrementado? Pudim de panetone com leite condensado vai te deixar com água na boca!  Para quem prefere um doce mais leve, o creme de graviola é uma receita refrescante e fácil de fazer; Simples e muito gostoso, o bolo de cenoura com calda de chocolate é uma sobremesa para agradar praticamente todos os presentes na ceia de Natal.

Para o Prato Principal, vamos dar aqui algumas dicas:                         

O que seria da ceia sem uma carne bem suculenta? O frango assado serve até oito pessoas. Outra opção é a panelada feita com as vísceras do boi. Quer mais? O pernil de cabrito assado é exemplo da culinária do Sertão, que também combina com o clima de festa de Natal. Mas nós escolhemos para você aí da roça, uma receita caipira.

Receita de Natal: Frango assado

As festas de Natal e Ano-Novo aquecem o mercado de aves. Mesmo em ano difícil, o período é também motivo de comemorações do setor, já que o frango e o peru assado são os protagonistas dos banquetes feitos para a temporada festiva. Mas sabe-se que para uma ave saborosa é preciso um bom preparo. A gente ensina como fazer um frango suculento para ilustrar a mesa e alimentar a família inteira.

Ingredientes:

1 frango de cerca de 2,5 quilos
2 litros de água
1 cabeça de alho
2 quilos de sal
Folhas de louro a gosto

Como fazer:

Faça uma salmoura fervendo a água como alho, o sal e o louro. Deixe esfriar. Coloque o frango na salmoura e deixe descansar por cinco horas. Leve o frango ao forno por cerca de três horas. Para saber se está pronto, insira uma faca na sobrecoxa do frango, enquanto o líquido que escorrer for rosa, está cru. Dica: o frango caipira, que você tem aí na roça, é uma ótima opção para o preparo da receita.

Serve até 8 pessoas
Tempo de preparo: cerca de 8h