Fonte: Guia dos Curiosos

45 a.C. – Com a introdução do calendário Juliano, o ano novo foi comemorado pela primeira vez na história em 1.º de janeiro.

1763 – O Brasil foi oficialmente elevado à condição de vice-reino de Portugal, tendo sido sua capital transferida de Salvador para o Rio de Janeiro.

1804 – Foi proclamada a Independência do Haiti.

1874 – O telégrafo submarino entre Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Pará foi inaugurado.

1890 – Foram utilizadas pela primeira vez, em uma partida na cidade Bolton, na Inglaterra, redes em cada uma das traves de gol.

1899 – Foi proclamada a Independência de Cuba.

1902 – Foi realizado o primeiro Rose Bowl, o jogo mais importante do futebol americano universitário. O Michigan Wolverines venceu o time da Universidade de Stanford por 49 a 0.

1905 – Após 12 anos de obras, a maior ferrovia do mundo, com 7500 quilômetros de extensão, foi inaugurada na Europa. A Transiberiana vai de Paris, na França, a Vladivostok, na Rússia, e passa por locais de difícil acesso e péssimas condições climáticas.

1912 – Formou-se a República da China.

1914 – Foi realizado o primeiro voo comercial da história. O avião partiu de Tampa e foi até São Petersburgo, ambas cidades da Flórida.

1930 – Oriundo de um time de futebol chamado Cai-Cai, foi fundado o Cordão Carnavalesco Vai-Vai, que depois se tornaria a escola de samba com mais títulos no Carnaval de São Paulo.

1938 – Getúlio Vargas deu início ao período da República brasileira conhecido como Estado Novo.

1946 – Meses depois do fim da Segunda Guerra Mundial, 20 soldados japoneses se renderam na ilha de Corregidor, nas Filipinas. Eles viviam escondidos em um túnel e só souberam que a guerra havia acabado quando saíram para procurar água e encontraram um jornal.

1951 – Uma companhia de Chicago fez a primeira experiência de transmissões de TV por pay-per-view. Os filmes eram enviados para 300 famílias usando a rede telefônica.

1960 – O jornal “Folha de S.Paulo” foi lançado em substituição à “Folha da Manhã”.

1962 – Os Beatles fizeram testes para a gravadora Decca, junto com Brian Poole & The Tremeloes. A Decca assinou com os Tremeloes, mas desprezou os Beatles.

1971 – A TV americana proibiu todas as propagandas de cigarro, que representavam 20 milhões de dólares de transações comerciais.

1976 – Quinze pessoas morrem durante as comemorações de ano novo em um café na cidade de La Louviére, na Bélgica.

1979 – O Mato Grosso do Sul passou a ser reconhecido oficialmente como um estado.

1980 – José João da Silva venceu a corrida de São Silvestre, tornando-se o primeiro brasileiro a vencer a prova 33 anos depois de ela ter se tornado internacional, em 1945.

1995 – Fernando Henrique Cardoso assumiu a Presidência da República depois de vencer as eleições no primeiro turno com 54% dos votos.

1998 – A Califórnia proíbe o fumo em todos os bares e restaurantes do estado.

1999 – O presidente Fernando Henrique Cardoso assumiu seu segundo mandato para a Presidência da República.

2002 – O euro, moeda única da Comunidade Européia, começou a circular em 12 países: Alemanha, França, Itália, Holanda, Bélgica, Áustria, Irlanda, Espanha, Grécia, Portugal, Finlândia e Luxemburgo.

2003 – Luiz Inácio Lula da Silva se torna o primeiro operário a assumir a presidência da República. Ele recebeu a faixa de Fernando Henrique Cardoso. Foi a primeira vez desde 1961 que um presidente eleito pelo povo passou a faixa para outro presidente eleito pelo povo.

2007 – Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse de seu segundo mandato presidencial.

2011 – Dilma Vana Rousseff assumiu a presidência da República e se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo.

2015 – Dilma Rousseff assumiu o seu segundo mandato presidencial.