Fonte: Guia dos Curiosos

275 – O Papa Eutiquíano se torna o 27º pontíficie da Igreja Católica.

1875 – Circulou pela primeira vez o jornal A Província de São Paulo, que a partir da proclamação da República em 1889 se tornaria O Estado de São Paulo.

1895 – O capitão francês Albert Dreyfus, judeu, foi condenado por passar segredos militares aos alemães e perdeu sua patente em uma humilhante cerimônia em Paris. O caso virou exemplo do anti-semitismo que reinava na Europa.

1922 – Depois de organizar um greve contra o aumento de impostos, Mahatma Gandhi foi preso na Índia. Declarando-se culpado, foi condenado a seis anos de prisão, mas foi solto em 1924.

1936 – A revista Billboard publicou pela primeira vez sua parada de sucessos. O líder da primeira lista foi a canção Stop! Look! Listen!, do violinista de jazz Joe Venuti.

1950 – A RCA Victor declarou que começaria a produzir discos de longa duração, os LPs de vinil, atualmente conhecidos como “bolachões”.

1954 – Com a intenção de dar um presente à sua mãe, Elvis Presley pagou 4 dólares para gravar seu primeiro disco. O produtor musical e dono do estúdio, Sam Phillips, gostou do que ouviu e um ano depois fizeram juntos algumas gravações comerciais.

1956 – O pintor Cândido Portinari entregou os painéis de Guerra e paz para a sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York.

1966 – O Jornal da Tarde, do grupo O Estado de S.Paulo, foi lançado.

1988 – O cartunista Henfil faleceu vítima de aids. Hemofílico, ele foi contaminado numa transfusão de sangue.

2010 – O japonês Tsutomu Yamaguchi, o único sobrevivente das duas bombas atômicas reconhecido pelo governo do Japão, morreu aos 93 anos. Em 6 de agosto de 1945, ele estava em Hiroshima em uma viagem de negócios, quando a cidade foi bombardeada. Apesar de queimaduras severas, Yamaguchi conseguiu retornar à sua casa, na cidade de Nagasaki. Lá, sobreviveu mais uma vez a um ataque atômico dias depois.