Fonte: Guia dos Curiosos

49ac – O imperador Júlio César proferiu em grego a famosa frase traduzida para o latim como “alea jacta est” (e para o português para “a sorte está lançada”) durante a travessia do Rubicão. Ele iniciou ali uma guerra civil contra Pompeu.

236 – Foi eleito o Papa Fabiano, o 20º papa da Igreja Católica.

1920 – Foi instituída a Liga das Nações, órgão internacional que durou até 1946, quando foi substituída pela Organização das Nações Unidas.

1927 – O filme Metropolis, do alemão Fritz Lang, estreou nos cinemas. O cineasta é considerado o criador do gênero ficção científica.

1928 – Leon Trotsky, um dos idealizadores da Revolução Russa e criador do Exército Vermelho, deixou a União Soviética e foi exilado. Ele seria assassinado no México em 1940.

1929 – O jornal belga Vingtième Siècle publicou pela primeira vez uma tirinha com o repórter Tintin, personagem criado pelo cartunista Hergé.

1946 – Americanos enviaram pela primeira vez um sinal de radar à Lua, recebendo um eco como resposta 3 segundos depois. O fato é considerado um prenúncio das comunicações por satélite.

1955 – O jornalista Assis Chateaubriand foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras. Um dos homens mais influentes do país, Chatô era dono dos Diários Associados, e da TV Tupi, fundou o Museu de Arte de São Paulo.

1962 – Uma seqüência de erupções no monte Huascarán, no Peru, matou cerca de 3.500 pessoas e destruiu sete vilas.

1966 – Índia e Paquistão assinaram um acordo de paz. Os países disputavam (e ainda disputam) a região da Caxemira, e houve até ameaça de ataque nuclear no auge da guerra.

1967 – Uma edição especial da revista Realidade sobre a mulher no fim dos anos 60 foi apreendida pela censura. O motivo maior teria sido uma fotografia frontal de um parto natural.

1984 – Um incêndio destruiu o Mercado Modelo, uma das principais atrações turísticas de Salvador (BA).

1985 – Daniel Ortega, da Frente Sandinista de Libertação Nacional, tomou posse como presidente da Nicarágua. Os Estados Unidos não reconheceram o novo governo e decretaram embargo total ao país.

2003 – O Circo Garcia encerrou suas atividades após 75 anos de apresentações no Brasil.