Fonte: Guia dos Curiosos

1750 – Os reis de Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Madri, estabelecendo os limites de suas colônias na América.

1898 – Emile Zola publicou J’Accuse, em que acusa militares franceses de esconder provas da inocência do capitão francês Alfred Dreyfus, que havia sido condenado por espionagem.

1910 – Uma ópera de rádio foi transmitida pela primeira vez. A música estava sendo executada no Metropolitan Opera House, em Nova York.

1915 – Um terremoto atingiu a cidade de Avezzano, na Itália, matando 30 mil pessoas.

1941 – Morreu na Suíça, aos 59 anos, o escritor irlandês James Joyce, autor de Ulisses, considerado o maior escritor da literatura inglesa do século XX.

1964 – Karol Wojtyla, o papa João Paulo II, tornou-se bispo de Cracóvia, na Polônia. Ele seria eleito papa em 1980.

1970 – A Câmara dos Deputados começou a fazer censura prévia em livros, revistas e jornais, dando início ao controle interno nas redações.

1972 – O enxadrista Henrique Costa Mecking, conhecido como Mequinho, conquistou na Inglaterra o título de Grande Mestre Internacional de Xadrez.

1979 – A YMCA (nome da Associação Cristã de Moços no Exterior) americana entrou na justiça contra o grupo Village People por causa da música YMCA. A entidade sentiu-se ofendida pelas insinuações de que o comportamento gay era liberado nas suas unidades.

1988 – Para comemorar o Centenário da Abolição, 270 artistas negros gravaram o clipe Axé Brasil, exibido pela Rede Globo.

1989 – Sexta-Feira 13, primeiro vírus mundial, iniciou seu ataque em computadores na Inglaterra.

1993 – Morreu aos 85 anos o maestro brasileiro Mozart Camargo Guarnieri. Autor de Dança Brasileira e Canção Sertaneja, ele integrou o Movimento Modernista Paulista.

1999 – O americano Michael Jordan, maior jogador da história do basquete, anunciou sua saída da NBA, liga de basquete. Ele, que já havia deixado as quadras em 1993 e retornado em 1994, voltou a jogar em 2001.

2012 – O cruzeiro Costa Concordia naufragou na região da Toscana matando 32 pessoas. O capitão Francisco Schettino abandonou a embarcação assim que notou o choque com rochas sub-aquáticas.

2016 – Acusado de participar de um esquema ilegal de venda de ingressos para a Copa do Mundo de 2014, o secretário-geral da Fifa e segundo nome mais forte da entidade, o francês Jerome Valcke, foi demitido. Ele havia sido demitido em 2006 por ignorar a cláusula de prioridade de renovação do contrato da Mastercard com a Fifa e assinar com a concorrente Visa. O então presidente Joseph Blatter o readmitiu em 2007.