Secretárias da Saúde de Juazeiro e Petrolina se reúnem para alinhar serviços prestados nos dois municípios

Débora Sousa/SESAU

A Secretária de Saúde de Juazeiro Fabíola Ribeiro recebeu nesta segunda-feira (21) a Secretária de Saúde de Petrolina Magnilde Albuquerque e representantes da SESAU de Petrolina.  O encontro teve como objetivo o alinhamento de ações que acontecem em ambas as cidades para um detalhamento e conhecimento técnico do que as cidades coirmãs estão realizando no Vale do São Francisco.

A secretária de Petrolina colocou em discussão assuntos como as ações e incentivos para os agentes de endemias, funcionamento da Central de Regulação em Juazeiro, do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), cobertura vacinal e estratégias adotadas, agendas de consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o acolhimento de demanda espontânea.

Já Juazeiro trouxe para o encontro discussão acerca do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), regulação de leitos no Hospital Clínica Nossa Senhora de Fátima com integração da rede psicossocial Juazeiro-Petrolina, alta e reinserção de pacientes na RAPS – a partir de 1º/02 o sanatório passará a ser serviço de portas fechadas para demanda espontânea com internamento mediante regulação. Na parte de vigilância sanitária a pauta foi instalação de processos administrativos, processo de multa, instâncias julgadoras e apoio jurídico.

De acordo com Magnólia Albuquerque as duas secretarias começaram um colegiado para discutir junto ao corpo técnico os projetos exitosos e também as dificuldades enfrentadas por cada uma. “Somos cidades vizinhas unidas por uma ponte e compartilhamos as mesmas dificuldades seja de recurso ou de assistência e, conversando com as duas equipes, estamos trazendo as experiências exitosas de uma e da outra para somarmos para tentar qualificar nossos trabalhos em Petrolina e em Juazeiro”, pontuou.

A Secretária Fabíola Ribeiro também pontua como proveitoso o encontro e de grande troca de experiências. “Estivemos com nosso corpo técnico solicitado pela secretária Magnólia. Ouvimos as ações proveitosas que aconteceram em Petrolina, nossa equipe tirou suas dúvidas quanto alguns procedimentos adotados, bem como apresentamos nossas partes exitosas e respondemos alguns questionamentos da parte técnica. Já estamos com um novo encontro agendado e nesse vamos abordar outras temáticas da nossa rede. É um primeiro passo para alinharmos nossos serviços”, concluiu.