Fonte: Livro Guia dos Curiosos

1592 – O italiano Ippolito Aldobrandini foi eleito o 231º papa da Igreja Católica. Ele adotou o nome de Papa Clemente VIII.

1905 – Morreu o jornalista e abolicionista José do Patrocínio. Na ocasião, ele estava com 55 anos e morava em um barracão no subúrbio do Rio de Janeiro.

1911 – Pela primeira vez na história, um navio resgatou um avião. Por problemas técnicos, a nave teve que pousar no mar, a 10 milhas de Havana, em Cuba.

1917 – O grupo The Original Dixieland Jazz Band gravou The darktown Struttre’s Ball, uma das primeiras composições de jazz a serem registradas em disco.

1933 – Adolf Hitler tornou-se chanceler da Alemanha pelo Partido Nacional Socialista, também conhecido como Partido Nazista.

1948 – Mahatma Gandhi foi morto aos 78 anos durante uma oração coletiva em Nova Délhi, na Índia. O líder espiritual lutou pela independência do país por meio da desobediência civil, também conhecida por resistência pacífica.

1956 – O cantor Elvis Presley gravou Blue Suede Shoes, que marcou o início de suas gravações de grande sucesso comercial.

1969 – Os Beatles fizeram sua última apresentação em público, no telhado de seu estúdio. Os vizinhos reclamaram e a polícia apareceu.

1972 – Aconteceu na Irlanda do Norte o Domingo Sangrento, mais famoso como Bloody Sunday: 13 homens católicos morreram fuzilados e outros 14 foram feridos pela polícia britânica da cidade de Londonderry, durante uma passeata contra a dominação inglesa.

1973 – Paulo Egydio Martins, governador de São Paulo, criou a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

1974 – O escritor Érico Veríssimo lançou seu primeiro livro de memórias, Solo de clarineta.

1977 – O brasileiro Fernando Luís Nabuco de Abreu venceu a Regata Buenos Aires-Rio, uma das mais difíceis do mundo.

1979 – Um boeing operado pela companhia aérea Varig decolou com seis tripulantes do Aeroporto de Narita, no Japão. Ele levava, entre outras coisas, 53 quadros do pintor Manabu Mabe, avaliados em mais de 1,2 milhão de dólares. Menos de uma hora depois da decolagem a aeronave perdeu contato com a torre de comando e nunca mais foi encontrada. Foi um dos maiores mistérios da história da aviação.

1985 – O Primeiro Congresso Nacional dos Trabalhadores Sem-Terra, realizado em Curitiba, enviou uma carta a Tancredo Neves, o presidente eleito, denunciando o assassinato de 236 trabalhadores nos últimos três anos.

1990 – Cinqüenta presos políticos fugiram da penitenciária central de Santiago, no Chile.