Fonte: Livro Guia dos Curiosos

314 – Foi eleito o Papa Silvestre I, o 34º papa da Igreja Católica.

1542 – Foram descobertas as Cataratas do Iguaçu pelo espanhol Dom Álvar Núñez Cabeza de Vaca.

1865 – A 13.ª emenda à Constituição dos Estados Unidos aboliu a escravatura, durante a Guerra de Secessão.

1929 – Leon Trotsky foi expulso da Rússia e deportado para a Turquia. Ex-líder revolucionário, ele seria morto no México, três anos depois, por um agente stalinista.

1938 – A Junta Técnica do Estado da Espanha foi substituída pelo governo liderado pelo General Francisco Franco, iniciando os 40 anos de ditadura no país.

1945 – Os Estados Unidos executaram o soldado Eddie Slovik por deserção. Ele foi o único americano a ser morto por deserção durante a Segunda Guerra Mundial, e o primeiro desde a Guerra de Secessão.

1951 – Getúlio Vargas assumiu o seu segundo mandato como presidente da República.

1955 – Após um contra-golpe militar para assegurar sua posse, Juscelino Kubitschek assumiu como presidente da República.

1957 – A Malásia tornou-se independente da Inglaterra, que ocupava seu território desde 1874.

1958 – Explorer I, o primeiro satélite americano bem-sucedido, foi lançado do Cabo Canaveral, na Flórida.

1961 – Jânio Quadros, tendo como vice João Goulart, foi empossado presidente do Brasil, depois de ter sido eleito com um resultado até então recorde de 48% dos votos da população.

1972 – O governo informou a morte do guerrilheiro Hélcio Pereira Fortes, em São Paulo, procurado por militância no Partido Comunista Brasileiro.

1990 – A rede americana de fast-food McDonald’s abriu sua primeira unidade em Moscou, sendo até então a maior loja já aberta pela empresa.