No Dia Mundial da Água SAAE entrega mais um sistema de abastecimento no interior do município

Antônio Pedro – Ascom/SAAE

Os moradores das comunidades de Lagoa Grande e Lagoa da Cabra, no Distrito de Maniçoba tiveram um motivo especial para festejar o Dia Mundial da Água (22/03). Dentro do Programa Municipal Toda Sexta Tem Obra o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro entregou mais um sistema de abastecimento no interior do município beneficiando 40 famílias com água do Rio São Francisco.

Mosaico obras no distrito de Maniçoba

O sistema é uma parceria com o Governo do Estado através da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB) que levará água tratada para 16 comunidades beneficiando mais de mil famílias da região de Maniçoba.

Morador de Lagoa Grande e defensor de uma melhor qualidade de vida através da água potável, Raimundo Nonato disse que esse um sonho concretizado. “Sabemos que a água significa saúde e, por isso mesmo só temos que agradecer a todos que se empenharam para que esse benefício chegasse a nossa comunidade. Antes recebíamos água bruta e agora temos água tratada dentro de casa”, festejou o morador.

A dona de casa Edivane da Conceição Lima agradeceu a todos que lutaram para que a água chegasse até sua comunidade. “Muito feliz em estar hoje participando desse momento importante não só para mim, mas também para todos que moram nessas duas localidades. É mais saúde e melhor qualidade de vida através da água tratada que chega agora as nossas casas”, pontuou

O diretor regional da CERB, Afrânio Braga considerou a data propicia para a chegada da água aquelas comunidades. “Muita satisfação em entregar este sistema exatamente no Dia Mundial da Água. Uma reivindicação dos representantes locais atendida pelo governo do Estado e outros estão por vir levando água tratada a diversas localidades dessa região”, lembrou Braga.

Para o vereador Reinaldo Sabino é um momento de satisfação. “Aos poucos vamos cumprindo o que prometemos e trazendo água tratada para toda essa região. Só temos que agradecer ao governador Rui Costa, ao Prefeito Paulo Bomfim, Afrânio da Cerb, ao deputado Zó, ao ex-prefeito Isaac e a Joaquim Neto, pessoas que se empenharam e hoje estamos vendo essa realidade. O trabalho está continuando e logo outros sistemas serão inaugurados”, enfatizou o vereador.

Já o também vereador Inaldo Loyola lembrou que quando esteve servidor do SAAE aprendeu os caminhos para atender bem as comunidades do interior. “Uma luta grande da comunidade que recebeu o apoio do então prefeito Isaac Carvalho e do atual Paulo Bomfim, que juntos com as demais lideranças foram buscar com o Governo Estadual as ferramentas para realizar esse sonho. Já são diversas comunidades atendidas com água tratada e muito mais virá, pois nossa luta continua em beneficio do povo do interior”, reforçou Loyola.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Félix, este beneficio consolida a preocupação do governo municipal com o desenvolvimento regional. “Estas ações fortalecem o homem do campo através do bem mais precioso que é a água. Quero parabenizar às comunidades de Lagoa Grande e Lagoa da Cabra que passam a receber água tratada melhorando a qualidade de vida de todos”, resumiu Tiano.

Presente também ao ato o secretário de Meio Ambiente e Ordem Pública, Jadson Pereira Barros que lembrou a importância da água e seu uso consciente. “Nessa data em que se comemora o Dia Mundial da Água chamamos todos a uma reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente. Precisamos cuidar bem dos nossos mananciais para que ações como essas de levar água tratada a comunidades do interior continuem sendo uma realidade cada vez mais constante”, frisou Jadson.

O diretor do SAAE, Joaquim Neto, voltou a demonstrar sua alegria em levar água ao povo do interior, “hoje de forma especial, pois se comemora o Dia Mundial da Água e nada mais justo do que estar aqui trazendo esse benefício aos moradores destas duas comunidades. Juazeiro tem hoje 92% de cobertura com água tratada, um número bastante significativo em nível de Brasil e vamos continuar trabalhando com parcerias a exemplo da CERB para a universalização da água. Com certeza ainda teremos muitas sextas-feiras para que possamos continuar inaugurando obras e levando saúde através da água de qualidade a todos da sede e do interior do município”, concluiu Neto.