Curso profissionalizante oferecido pela Prefeitura de Juazeiro encerra com 23 concluintes aptos a ingressar no mercado de trabalho

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano, realizou nesta sexta-feira (05) o encerramento de mais uma turma do Curso Profissionalizante em Produção de Doces e Salgados. A capacitação integra o cronograma de atividades de mobilização do Projeto Técnico Socioambiental das obras de Intervenção da Poligonal Urbana, e é voltada para moradores dos 12 bairros que compõem a Poligonal.

Foto: Divulgação

O curso com carga horária total de 40 horas/aulas desenvolvidas no período de 25/03 a 05/04 teve 23 concluintes e foi ministrado pela profissional Dulcinete Caetano, na sede da Escola de Costura, localizado no bairro Piranga. “A prefeitura de Juazeiro está de parabéns por esse investimento na capacitação. A geração de renda, além dos benefícios financeiros, também proporciona o reconhecimento do cidadão. Estou muito satisfeita com o nível alcançado por todos os alunos e só tenho que agradecer a oportunidade de contribuir na capacitação desses profissionais que saem hoje prontos para o mercado de trabalho”, disse a instrutora do curso.

De acordo com a diretora social da SEDUR, Graciele Gomes, as capacitações além de contribuírem para a geração de renda das famílias que passam a enfrentar uma nova realidade com as obras que chegam aos bairros onde moram, “oferece ainda aulas de empreendedorismo, encaminhamento para o SINE e comércio local além da certificação e a entrega de kits para que os participantes já possam começar a trabalhar”, conta a diretora social.

Frequentadora de vários cursos que já foram ofertados dentro programação a dona de casa Vanessa dos Santos, moradora do bairro Pe. Vicente (Codevasf), afirma que a cada capacitação novos conhecimentos são adquiridos para o exercício da função. “Aprendemos várias técnicas diferentes e que nos ajudam muito no manuseio dos alimentos e isso é importante para a qualidade dos produtos que fazemos. Só posso agradecer a Prefeitura de Juazeiro, toda equipe envolvida. Saio daqui com uma expectativa muito boa de ingressar no mercado de trabalho”, disse a concluinte.

Já a moradora do bairro Piranga, Maria dos Anjos Lima, além de gradecer à iniciativa da gestão municipal declarou que se considera pronta para abrir seu próprio negócio. “Essa foi uma oportunidade que com certeza vai mudar a minha vida. Aprendi bastante, graças à capacitação oferecida pelo prefeito Paulo Bomfim e agora é só trabalhar para trilhar novos caminhos na vida profissional”, afirmou Maria dos Anjos.

“Nosso objetivo geral vai além da realização das obras, a gestão do prefeito Paulo Bomfim está investindo na garantia do sustento e da manutenção da economia familiar, para que essa população tenha sua autoestima melhorada e acompanhe a evolução que todos esses benefícios trazem para a sua comunidade. A maioria das beneficiárias são donas de casa e para elas é muito importante essa profissionalização”, afirmou o secretário de Obras Hemerson Guimarães.

Durante o encerramento os participantes receberam orientações sobre a cerimônia de certificação que está programada para acontecer ainda este mês, momento onde todos recebem além do certificado o Kit para início dos trabalhos e compartilharam salgados e doces feitos por elas. “Nós adquirimos muitos conhecimentos. Além de receitas, aprendemos a conviver melhor com as pessoas. Eu gostei muito do curso, vou fazer salgados para vender e assim ter uma renda extra”, comentou a concluinte, Maria da Conceição Barbosa.