Secretaria da Saúde esclarece sobre situação de pacientes da Casa do TFD em Salvador

Ascom/PMJ
Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (08), a Secretaria Municipal da Saúde recebeu da Central Vida os agendamentos dos pacientes que precisam de Tratamento Fora do Domicílio – TFD. Pela primeira vez o número de agendamentos para o mesmo dia mais que triplicou e 92 pacientes estão marcados para viagem na noite desta terça-feira (09). Neste domingo (07) já viajaram 57 pacientes e nesta segunda-feira (08) mais 57 pacientes irão à Salvador. Com isso, o número já ultrapassa a capacidade máxima da casa que é de 120 pessoas.

A casa do TFD não poderá atender às demandas de todos os pacientes com viagem marcada para terça-feira (09). O acúmulo de pacientes para viagem no mesmo dia ocorreu depois que o Hospital São Rafael e o Centro de Oncologia Irmã Ludovica foram privatizados. Os pacientes precisaram de encaminhamentos para outras unidades que já tinham o número de pacientes fechados para atendimentos nos hospitais. As viagens acontecem de domingo a quinta-feira e cada uma deve levar cerca de 30 pacientes, mas isso não vem acontecendo e acaba comprometendo a assistência prestada na casa do TFD em Salvador.

A Secretária Fabíola Ribeiro informar que o município vem trabalhando para assistir às necessidades dos pacientes. “Estive recentemente em Salvador junto à equipe técnica e visitamos alguns imóveis maiores que comportem um número maior de pacientes e fiquem próximos aos hospitais. Esperamos ansiosos pela a abertura do Centro de Oncologia de Juazeiro para que possamos ofertar mais comodidade aos pacientes. Hoje, mais de 60% dos nossos pacientes que vão pelo TFD são de oncologia”, pontua.

A Secretaria Municipal da Saúde informa ainda que não irá cancelar a viagem, mas que dos 92 agendamentos somente 40 pacientes de oncologia irão viajar, mas sem acompanhante.