Vacinação contra a gripe começa na próxima quarta-feira (10) em Juazeiro

Débora Sousa/SESAU
Foto: Internet

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza acontecerá entre os dias 10 de abril e 31 de maio, sendo o dia 04 de maio (Dia D) a data da mobilização nacional. O objetivo dessa campanha é reduzir as complicações, internações e mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.

A vacina está disponível para os seguintes públicos-alvo: gestantes, puérperas, crianças de um a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.

Em Juazeiro a meta é vacinar este ano 54.356 pessoas e, para isso, é necessário que as pessoas pertencentes aos grupos prioritários busquem a partir de quarta-feira, (10), as Unidades Básicas de Saúde que na sede funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h e no interior somente no período da manhã. Todos devem estar portando documento oficial com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação.