Sudesb apoia atletas baianos de alto rendimento em viagens para competições nacionais

Aricia Pérée vai disputar o Troféu Brasil (Foto: Sudesb)

A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), concedeu passagem para seis atletas e um treinador nas modalidades de natação, jiu-jítsu e atletismo, que participam de competições entre os dias 12 e 21 de abril.

Atletismo e Jiu-Jitsu – Nesta sexta-feira (12), viajam os atletas Rameses Miranda, atual tricampeão mundial de Jiu-jitsu na categoria kids e o técnico Marcos Antônio Miranda, naturais de Ilhéus-Ba, para participar do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2019, que acontece entre os dias 13 e 14 de abril, em Feira de Santana-Ba. Além deles, a maratonista e campeã baiana e da São Silvestre do ano passado, na categoria 40 a 48 anos, Susy Ruas, viaja para Porto Seguro. A conquistense irá participar da 4ª edição da Meia Maratona do Descobrimento, que acontece no dia 14 de abril.

Natação e maratonas aquáticas – Entre os dias 15 e 21 de abril, viajam para o Rio de Janeiro quatro promessas baianas da natação e maratonas aquáticas:  Ana Raquel, Arícia Pérée, Enzo Teixeira e Windson Pionorio, que irão disputar o Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação/Troféu Brasil – Maria Lenk – maior competição de natação do país, marcada de 16 a 21 de abril que valerá pontos para o mundial.

A nadadora Ana Raquel 17 anos, é a recordista baiana dos 50 e 100m borboletas. Já Arícia Pérée, 17 anos, atleta de natação e maratonas aquáticas, é a atual medalhista de ouro e prata nos Jogos Sul-Americanos de maratonas aquáticas, que aconteceu no Chile, neste mês de abril.

Os meninos também se destacam nas modalidades. Enzo Esteves, 20, é o atual campeão Norte-Nordeste nas provas de 50m livre e peito, além de figurar na quarta posição do ranking brasileiro na prova de 50m peito. Já Windson Pionorio, também de 20 anos, é primeiro lugar no ranking nacional nos 800m livres, e vice-campeão geral de maratonas aquáticas pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos – FBDA.

 O atleta terá uma agenda corrida de competições ainda neste mês de abril. Além de integrar a delegação baiana que irá para o Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação/Troféu Brasil – Maria Lenk, Windson irá disputar também o Troféu Sérgio Silva de maratonas aquática que acontecerá no dia 28 de abril, em Maceió – AL.

Sobre o apoio que tem recebido da Sudesb, por meio do Programa Estadual para Apoio à Prática do Esporte – Bolsa Esporte, Windson falou da importância do auxílio. “Sempre que precisei da Sudesb fui atendido. Além desta passagem, o auxílio da Bolsa também tem me ajudado principalmente na compra de equipamentos de natação”, disse. O atleta Enzo, também é contemplado pelo Bolsa Esporte.

FazAtleta – Já a atleta Ana Raquel é apoiada pelo Governo do Estado por meio do FazAtleta. O programa, que neste exercício de 2019 tem investimento do Governo de R$4,5 milhões, está com inscrições abertas até a próxima terça-feira (16/04). Os interessados podem agendar a inscrição pelo telefone 71 3115-1642.

Ascom Sudesb