Receita de Doce de Abóbora

Ingredientes 

2 quilos de Abóbora Seca descascada e limpa (de preferência o pescoço, pois não é tão fibroso); 1,5 quilos de Açúcar Cristal; 1 colher de sobremesa de Cravo da Índia; 2 colheres de sopa de Cal Virgem (será usada para deixar as abóboras de molho e formar a casquinha)*

Modo de preparo

Corte a abóbora em cubos de 2 a 3 cm. Cubra-os com água e reserve. Ponha a cal em uma lata limpa (de leite em pó). Em seguida, ferva água suficiente para encher a lata e despeje sobre a cal (a mistura vai borbulhar bastante). Reserve até que esfrie. Depois de fria, despeje a mistura de água e cal nas abóboras submersas. Misture tudo a cada 10 minutos durante 2 horas. Esse processo é essencial para formar a casquinha das abóboras. Escorra toda a água e lave bem os cubos de abóbora. Faça um pequeno furo em cada cubo de modo que ele transpasse até o outro lado. Em uma panela, cubra os cubos com água e leve ao fogo até ferver. Desligue o fogo quando, ao apertar os cubos, eles estão começando a amolecer. Escorra a água e lave três vezes. Escorra novamente. Junte a abóbora com o dobro de água que você utilizou para a primeira fervura. Adicione metade do açúcar e cozinhe por 2 horas em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Deixe descansar por uma noite. No dia seguinte, adicione os cravos e o restante do açúcar e cozinhe por mais ou menos 2 horas. Para saber se o doce está pronto, os cubos devem estar macios por dentro e com a casquinha firme.

DICA: Se quiser armazenar o doce em vidros, envase fervendo e em seguida tampe apertando bem para vedar.

Importância Nutricional da Abóbora

O doce de abóbora em pedaços é simples e seu custo é bem baixo. Experimente servir essa compota bem geladinha e acompanhada de uma porção de creme de leite. Será inesquecível.