Prefeito Paulo Bomfim recebe estudantes de comunidade Quilombola aprovados em vestibulares da região

Por Fabiana Diniz/SEDES

Foto: Divulgação

O prefeito Paulo Bomfim recebeu na manhã desta quinta-feira (09), no seu gabinete no Paço Municipal, estudantes da comunidade quilombola de Alagadiço, situada no baixo Salitre, que foram beneficiados com o curso pré-vestibular do projeto Universidade Para Todos (UPT).

O cursinho foi realizado através de uma parceria da Secretaria de Educação do Estado, através UNEB/DCH III com a Prefeitura de Juazeiro. “É uma alegria imensa poder ver o resultado de tanta dedicação das moças e rapazes remanescentes de quilombos, que agora realizam o sonho de chegar à universidade. A nossa gestão sempre priorizou a educação e é por isso que hoje o nosso município é referência em toda a Bahia. Agradeço às nossas qualificadas equipes da Sedes, Seduc e Sesau, que têm participado ativamente desse maravilhoso projeto de inclusão social”, ressaltou o prefeito Paulo Bomfim.

Para a diretora do DCH III, Edonice Barros, o cursinho foi um grande projeto de inclusão para os jovens quilombolas. “Vejo como um grande passo que a universidade dá em promover ações extensionistas desta natureza no sentido de estar contribuindo para realmente dizer da sua função que é essa universidade pública, popular e inclusiva”, destacou.

O gestor do polo da UPT, Hélio Batista, destacou a parceria com a prefeitura.  “A parceria com a prefeitura permitiu a efetivação dessa primeira turma dando, entre outras coisas, condições de transporte para os alunos e professores. O resultado foi gratificante, possibilitando que pessoas jovens tivessem oportunidade de ingresso no ensino superior”, ressaltou.

Desta primeira turma, 17 alunos ingressaram nas universidades da região, entre eles, Jamile Naara, aprovada nos cursos de Pedagogia e Jornalismo. “Foi uma oportunidade maravilhosa pra gente no primeiro curso pré-vestibular desenvolvido na comunidade. Nos ofereceu a chance de adquirir conhecimento e conquistar nosso objetivo. Espero que cresça e continue beneficiando mais pessoas”, afirmou a jovem.