Câmara de Vereadores presta homenagem a colaboradores do Judô

Depois de alcançar resultados expressivos na Super Etapa de Cruz das Almas, pioneiros no esporte em Juazeiro são lembrados pelas autoridades municipais

Foto: Divulgação

Na última terça-feira (06), a Câmara de Vereadores de Juazeiro (BA) realizou a homenagem de “Honra ao Mérito” para dois personagens importantes da história do judô no município: O ex-vereador José Carlos Vianna Tanuri e o Shihan Paulo Afonso Lopes. Tanuri é considerado um grande colaborador do esporte na região, fundando a academia Judô Samuraikan na cidade em 1971, onde Lopes atua como professor desde aquele ano.

Foto: Divulgação

Ao longo de quase cinco décadas ensinando o judô em Juazeiro, Paulo Afonso ajudou na formação de vários atletas e professores. Atualmente é o representante da Federação Baiana de Judô (FEBAJU) na Região Norte do Estado e coordenador de projetos sociais voltados para o esporte no munícipio, dentre elas uma parceria com a Rondesp Norte. No final de abril, Lopes esteve presente na Super Etapa de Judô na cidade de Cruz das Almas-BA representando Juazeiro, ao lado de outros professores, atletas e academias da região. O grupo retornou com resultados expressivos e um projeto em mente: efetivar a etapa estadual de Judô em Juazeiro. “A ideia é realizar esta etapa nos próximos meses de julho ou agosto aqui na cidade. Através dos nossos resultados no Judô, podemos contribuir para aumentar a visibilidade da região. Além deste realizar evento, estamos em busca também de mais patrocínios para nossos judocas”, destacou Paulo Afonso.

Estiveram presentes na cerimônia de “Honra ao Mérito” atletas e professores das academias locais, amigos, familiares, vereadores e autoridades de Juazeiro. “Fico muito emocionado e feliz em receber uma homenagem dessas. É umas das melhores retribuições que um profissional do esporte pode receber”, disse Lopes, que fez questão de apontar outra figura importante para o judô na região: Samuel Ayres do Nascimento. “Foi meu professor e quem me passou a direção do Judô Samuraikan em setembro 1971”, finalizou.

Luiz Adolfo Andrade, PhD