Com três clássicos interestaduais, Copa do Brasil dá pontapé inicial às oitavas de final

CBF.com

É dia de Copa do Brasil! Nesta quarta-feira, a competição mais democrática do país retoma os trabalhos. E a rodada promete. É o começo das oitavas de final, que está recheada de clássicos interestaduais. Ao todo, três jogos agitam a noite de futebol: Atlético-MG x Santos, Corinthians x Flamengo e Fluminense x Cruzeiro.

Você vai ficar de fora dessa? Chegou a hora de saber um pouco mais sobre cada um dos confrontos.

Promessa de jogo quente no Independência

Atlético Mineiro e Santos (Foto: Bruno Cantini)

O primeiro jogo da noite já promete esquentar o clima. Em sua casa, o Atlético-MG recebe o Santos. O Galo costuma ter um bom desempenho em confrontos eliminatórios, especialmente quando joga no Independência. O estádio em Belo Horizonte foi um dos pilares da conquista da Libertadores da América, em 2013. Também foi lá que o Atlético levantou a taça de campeão da Copa do Brasil de 2014, seu único título na competição até aqui.

O Santos, por outro lado, tem sido um visitante bem inconveniente nesta temporada. No Brasileirão, o time comandado por Jorge Sampaoli ainda não perdeu, e estreou com uma vitória surpreendente sobre o Grêmio, por 2 a 1, em Porto Alegre. Sem a regra do gol fora de casa, é possível esperar um confronto aberto entre as duas equipes. Principalmente porque o Santos não costuma mudar muito seu estilo de jogo, tanto dentro quanto fora de casa.

Atlético-MG x Santos
19h15 (horário de Brasília)
Estádio Independência – Belo Horizonte – MG

O repeteco entre Corinthians e Flamengo

Pedrinho contra o Flamengo (Foto: Rodrigo Gazzanel-agencia corinthians

O sorteio das oitavas de final de 2019 reservou um duelo especial para Corinthians e Flamengo. Depois de duelar nas semis do ano passado, as duas equipes voltam a se encontrar na Copa do Brasil. Dos dois lados, muita coisa mudou. O Corinthians passou por uma reformulação profunda no elenco. Mas Pedrinho, autor do gol da classificação corintiana naquela semifinal, continua no elenco. Será que ele apronta mais uma?

O Flamengo também se reforçou bastante, e trouxe dois adversários bem conhecidos do torcedor corintiano. No comando do ataque, Gabriel Barbosa, que foi fundamental na eliminação do Corinthians na Copa do Brasil de 2015, quando ainda jogava no Santos. No meio-campo, o uruguaio De Arrascaeta. Foi dele o gol que definiu o título da Copa do Brasil de 2018, para o Cruzeiro, em plena Arena Corinthians.

Corinthians x Flamengo
21h30 (horário de Brasília)
Arena Corinthians – São Paulo – SP

O clássico “Frediano”

Fred comanda o Cruzeiro (Foto: Vinnicius Silva)

No Maracanã, Cruzeiro e Fluminense se enfrentam pelas oitavas de final. O personagem do confronto é um ídolo das duas torcidas presentes. Artilheiro maior do Cruzeiro na temporada, Fred é uma das esperanças da torcida celeste para o duelo no Rio de Janeiro. O atacante é o maior goleador do clube na Libertadores e estreia nesta Copa do Brasil querendo seguir essa toada. Mas deve ter sentimentos agridoces se marcar contra o Flu. Afinal, foi lá que ele se tornou bicampeão brasileiro e liderou uma arrancada histórica contra o rebaixamento, lembrada até hoje pelos torcedores.

Só que a vida seguiu para o Fluminense e, sob a ausência de Fred, surgiu um novo ídolo tricolor. O jovem atacante Pedro é, atualmente, um dos jogadores mais queridos pela torcida. Ele herdou até mesmo o canto que a torcida cantava para Fred. Atualmente, a massa tricolor no Maracanã entoa: “O Pedro vai te pegar…”, encaixando o nome da revelação onde antes estava Fred. Mas nesta quarta-feira, a partir das 21h30, quem é que vai pegar quem? Só vendo para descobrir.

Fluminense x Cruzeiro
21h30 (horário de Brasília)
Maracanã – Rio de Janeiro – RJ