Por Carlos Humberto - texto e fotos

Um grande clássico aponta neste sábado 18 o campeão da 23ª Copa TVGR. Em quadra oito títulos: Cabrobó, líder absoluto com sete conquistas em 12 finais, e Iate Clube, que luta pelo bicampeonato em sua segunda decisão. Embora o representante da cidade de Cabrobó seja majoritário, o título em disputa está em aberto.

Os dois protagonistas chegam à grande final após eliminarem Abaré e Cohab Massangano em jogos dramáticos no último dia 11, que atraíram as atenções das arquibancadas até o apito derradeiro.

3A decisão

Ednei, artilheiro e destaque do Iate Clube (Foto: Carlos Humberto)

Após uma semana de intensa preparação, as duas equipes chegam ao grande dia tentando esconder do adversário as estratégias e armas que serão utilizadas no duelo. Nesse período, além de aprimorar o conjunto, os professores ensaiaram jogadas utilizando o talento de seus principais jogadores, como forma de surpreender o rival.

A torcida do Iate aposta suas fichas na qualidade individual do goleiro Diego, e dos jogadores de linha Ednei – artilheiro com 9 gols -, Jhony, Neto e José Hilton, alguns deles sendo votados para melhores da Copa.

Anderson faz uma boa competição com a camisa de Cabrobó (Foto: Carlos Humberto)

Natanael, artilheiro da equipe, Anderson, Cristiano e Felipe são referências que podem fazer a diferença em favor de Cabrobó.

Em caso de empate no tempo normal, o campeão será apontado em decisão por pênaltis.

A Coordenação da Copa disponibilizou 4.000 ingressos para troca por 2kg de alimentos não perecíveis, sendo permitido até três por pessoa. A troca começou nesta sexta a partir das 8 horas e se estende até às 17, nas bilheterias do ginásio do SESC, em Petrolina-PE.

Professor Ronilson Benevides e o goleiro Cícero, dois nomes na história da Copa TVGR (Foto: Carlos Humberto)

2Duelo no banco

Neo, treinador de Cabrobó (Foto: CH)

No banco, um duelo particular e especial. Idealizador da competição, o professor Ronilson Benevides, que comanda o Iate, anuncia a aposentadoria das quadras e sonha encerrar a carreira com o título de campeão. No ano passado, à frente do Portal da Cidade, viu de perto o troféu ficar nas mãos do time da Cohab Massangano, consagrado campeão. Desta vez espera contar a história com um final feliz para seu currículo. Tem como característica estudar o adversário para determinar a estratégia de jogo.

Em lados opostos, se depender do técnico Emanoel Agostinho seu adversário vai se aposentar sem realizar o sonho do título. Neo, como é conhecido, técnico com seis títulos na bagagem, comanda a equipe com mais conquistas na história da Copa, e vai em busca da sétima medalha, honra concedida a pouquíssimos privilegiados.

De estilo discreto, usa a experiência para transmitir aos seus jogadores a visão do que ocorre na quadra e assim superar o adversário.

Seu último título foi à frente da seleção de Curaçá em 2016.

1Confira os finalistas da 23ª Copa TVGR de Futsal em todas as categorias:

13h20 – Sub-10 – Colégio Auxiliadora x Escola Ana Nery

14h45 – Sub-12 – Colégio Dr. Edson Ribeiro x Escola Saber

16h15 – Sub-14 – Colégio Auxiliadora x Colégio Encontro

17h45 – Sub-17 – Escola Minsitro Marcos Freire/Cabrobó x EREM Clementino Coelho/Petrolina

19h30 – Aberto – Cabrobó x Iate Clube