Tradicional competição tem nova direção e oito clubes estão confirmados este ano

Por Carlos Humberto - texto e fotos

Começa neste domingo 19, o campeonato da Liga 1º de Maio, uma das mais tradicionais competições de bairro do município de Juazeiro, cidade do norte do estado da Bahia.

Com oito clubes divididos em duas chaves – A e B –, o campeonato será disputado em turno único, com jogos dentro das próprias chaves na primeira fase. Os dois primeiros colocados de cada chave se classificam para a segunda fase – ou fase semifinal – onde os primeiros de cada chave enfrentam os segundos com a vantagem do empate. Os vencedores dos confrontos das semifinais se credenciam para decidir o título da temporada em jogo único em condições de igualdade. Em caso de empate no tempo normal, o campeão será conhecido através de cobranças de pênaltis.

Equipes do grupo A, Tubarão, do bairro Quidé, e Piranga, do bairro do mesmo nome, fazem o jogo inaugural no próximo domingo 19, a partir das 09h30. Para apitar o confronto, a Liga Desportiva Juazeirense (LDJ) indicou o seguinte trio de arbitragem: Rodrigo Machado, Aleomar Amorim e Railson Nonato Costa.

Para os coordenadores Etevaldo Silva e Paulo Alexandre, os moradores do bairro Santo Antônio, local que abriga o campo da Liga, terão oportunidade de reviver os grandes duelos dominicais entre equipes que escreveram a história do campeonato.

Flamenguinho da Codevasf, campeão do torneio início 2019 (Foto: Carlos Humberto)

O Torneio Início, primeiro evento organizado pelos novos dirigentes, aconteceu no dia 1º de maio, data dedicada ao trabalhador, e reuniu um grande público. O Flamenguinho da Codevasf derrotou o Vasco do Tabuleiro na final por 1 a 0 e ficou com o título do festival.

Confira a composição dos grupos:

Grupo A – Tubarão, Piranga, Real Piranga I e Vasco do Tabuleiro

Grupo B – Penha, Bahia do Quidé, Flamenguinho da Codevasf e Alto da Aliança