Caravana da Saúde e Cuidar da Gente registram 491 atendimentos no bairro Itaberaba

Débora Sousa/SESAU

Criada com o objetivo de desafogar as demandas reprimidas nos postos de saúde, a Caravana da Saúde leva até as comunidades, bairros e distritos atendimentos médicos especializados e realização de exames. Incorporada aos atendimentos e com complemento para os serviços de saúde, o programa de governo ‘Cuidar da Gente’ tem proporcionado aos moradores mais amplitude de testes, vacinas e atendimentos. As ações desta quarta-feira (05) aconteceram no bairro Itaberaba e contabilizaram 491 atendimentos.

Os serviços ofertados na 167º edição da Caravana foram atendimentos de cardiologia, endocrinologia, psicologia, realização de eletrocardiograma e exames laboratoriais. Pelo ‘Cuidar da Gente’ foram ofertados testes rápidos para busca de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), vacinas, atendimentos odontológicos e clínicos. Durante o evento, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) através do Estação Cidadania os moradores puderam atualizar cadastro para programas sociais como o Bolsa Família, entre outras orientações sociais.

A agricultora Josefa de Britto foi até a unidade fazer o eletrocardiograma e passar pela cardiologista. “Procuro o posto de saúde sempre que preciso e sou bem atendida e com o mutirão no bairro é melhor ainda, pois atende mais pessoas. Precisamos de atendimentos com o clínico geral e também com os especialistas e isso facilita muito a nossa vida. Participo pela primeira vez, mas podemos notar que tem muito médico e muita gente para ser atendida”, pontuou.

Outra moradora local que buscou os atendimentos na unidade de saúde foi a dona de casa Jaqueline Oliveira Cardoso. “Fiquei sabendo pela agente de saúde que teriam várias ações aqui hoje, dentre uma delas a atualização do Bolsa Família e eu vim aqui para isso. É bem mais, fácil para nós que moramos em um bairro distante”, descreveu.

A equipe de Saúde da Família também se sentiu satisfeita com a Caravana da Saúde e, para o médico da unidade de saúde, Odomy Amorim foi momento de satisfação.

“Entendemos que estes serviços precisam chegar a todos. A cidade é muito grande e existem outras pessoas que precisam de atendimentos especializados e realização de exames. É com grande satisfação que atendemos às demandas destes moradores em suas mais diversas complexidades e necessidades”, concluiu.