Texto e foto: Márcio Réges

O campeonato Médio-Baixo Salitre está chegando na reta final tornando os jogos mais emocionantes, na tarde deste Domingo (9) tiveram 3 jogos que definiram os classificados do grupo A, na comunidade do São Gonçalo o já eliminado Juventude recebeu o bebedouro que lutava por uma vaga, a força do ataque do Bebedouro prevaleceu e a equipe venceu pelo placar 5 a 1.

Na Lagoa um jogo emocionante entre Santos e Vasco as duas equipes estavam brigando por uma vaga, o Santos saiu na frente com o gol de Erian mas no segundo tempo o Vasco virou a partida com dois gols de Rato, ai amigo a ansiedade tomou conta da torcida santista porque com esse resultado a equipe dependia do jogo entre Goiás e Palmeiras que estava acontecendo no mesmo horário lá na comunidade da Alfavaca. Como o Goiás venceu esse jogo por 1 a 0 o Santos conseguiu passar para próxima fase do Salitrão 2019.

A classificação do grupo A ficou assim: Goiás em primeiro lugar com 12 pontos; Bebedouro em segundo com 10 pontos; Vasco é o terceiro também com 10 mas perde no critério de desempate pela questão de saldo de gols; e o Santos ficou com a última vaga com 5 pontos.

Domingo terá mais dois jogos que definirá os classificados do grupo B. Na comunidade do Sabiá II a equipe do Sabiá enfrenta o XV de Novembro; no Campos dos cavalos Planalto e Lagoa fazem a outra partida da rodada.

A classificação do grupo B: em primeiro está o Sabiá com 9 pontos; Planalto é o segundo com 6; o terceiro é o XV de Novembro com 4; Comercial é o quarto com 2 e Lagoa é o último com apenas 1 ponto.

O tradicional campeonato Médio-Baixo Salitre possibilita uma integração maior entre as comunidades do distrito, além de movimentar o comércio local nos dias de jogos. O futebol é o principal meio de lazer do povo do Salitre e todos os anos cerca de 12 equipes participam desse que é o campeonato mais importante do distrito. Hoje a Liga Desportiva Médio-Baixo Salitre é presidida por Francisco Ferreira (mais conhecido por Chiquinho), seu vice é Carlos Alberto Leite, o Carlinhos; mas todas as equipes com seus diretores, atletas e torcida contribuem para o sucesso do Campeonato.