O matuto voltou: Pela terceira vez, o portal de esportes Agência CH participa de uma cobertura internacional

Por Carlos Humberto

Em 2013, quando o Brasil sediou a Copa das Confederações, vencida pelo time Canarinho em final no Maracanã sobre a Fúria Espanhola por 3 a 0, o então estudante de comunicação Carlos Humberto criou para o bem sucedido projeto ”Chuteiras fora de foco” o personagem “Matuto”, ideia acolhida pelas professoras Ceres Santos e Márcia Guena, capitãs da atividade acadêmica do curso de jornalismo, apoiado pelo Campus III da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

Repórter tipo 1001 utilidades, metido a Zé Lezin, Matuto era o mensageiro responsável para diariamente levar ao público os mais diversos temas que envolvem a realização de um evento dessa magnitude, sob a ótica da galhofa, fosse uma pauta de entrevistas, a convivência do grupo, os preços nos bares da Fonte Nova ou uma atuação de gala de um jogador.

O personagem fez sucesso e tornou a produzir seus textos durante a cobertura da Copa do Mundo 2014, onde voltou a montar sua barraca na sede baiana do torneio mundial.

Agora, sem o guarda-chuva do pioneiro projeto, extinto após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, o trocista personagem retorna a Salvador, desta vez sozinho, para a cobertura da Copa América Brasil 2019, nome oficial da competição disputada entre as dez seleções sul-americanas, mais os convidados Japão e Catar. Será sua terceira experiência internacional.

Credencial

Devidamente credenciado pela Conmebol, e habilitado a cobrir qualquer jogo em qualquer uma das cinco sedes, o ousado Matuto, pela proximidade, optou por fazer de Salvador a sua base nas quatro partidas da primeira fase, mais uma das quartas de final, de 15 a 29 de junho. Nesse período, nas páginas do site Agência CH, e no programa Mensageiro Rural, aos domingos, os fiéis leitores e ouvintes receberão informações sobre o que acontece nos bastidores, no campo e no entorno da competição, começando pelo clássico Argentina x Colômbia neste sábado 15, na Arena Fonte Nova.

Vale o registro: o Agência CH será o único veículo do Vale do São Francisco, e um dos poucos privilegiados do interior da Bahia, presente na cobertura da 46ª edição da Copa América.