Fonte “O Livro das datas do futebol” de Rodolfo M. Rodrigues

1980 – A Alemanha Ocidental vence a Bélgica por 2 x 1 e conquista a Eurocopa de Seleções. A final é realizada no Estádio Olímpico de Roma (Itália). Hruebsch faz os dois gols do time alemão.

Maradona marca o gol que ele chamou de ‘La mano de Dios’ (Crédito: ESPN)

1986 – Nas quartas-de-final da Copa do Mundo do México, a Argentina vence a Inglaterra por 2 x 1 e garante vaga nas semifinais. Na vitória, o craque Diego Maradona faz o primeiro gol de mão. O jogador argentino disputou de cabeça uma bola com o goleiro Shilton e usou a mão para tocar a bola para as redes. O juiz Bem Naceur, da Tunísica, não percebeu a malandragem e validou o gol. Depois do jogo, Maradona foi cínico ao se referir ao recurso antiesportivo. Ele disse que fez o gol com a sua cabeça e a mão de Deus.

1988 – Numa das finais mais acirradas do Campeonato Carioca, o Vasco vence o Flamengo por 1 x 0, com um gol de Cocada, aos 44 minutos do segundo tempo, e conquista o bicampeonato estadual. Na final, uma briga entre Romário e Renato Gaúcho encerra a partida.

1997 – Na final do Campeonato Mineiro, Cruzeiro 1 x 0 Villa Nova, é registrado o maior público da história do Mineirão: 132 834 pagantes. No dia, o Cruzeiro, sagrou-se campeão estadual.

2001 – Morre o ex-lateral-direito Clébson, aos 22 anos. Seu Astra bateu de frente num caminhão na rodovia BA-409. O jogador havia sido campeão brasileiro em janeiro pelo Vasco.