Fonte “O Livro das datas do futebol” de Rodolfo M. Rodrigues

1913 – Fundado o Esporte Clube Juventude, em Caxias do Sul (RS), por dissidentes do Juvenil, clube social da cidade.

1915 – Fundado o ABC Futebol Clube, em Natal (RN). O nome do clube é o conjunto das três iniciais dos países sul-americanos Argentina, Brasil e Chile. No ano da fundação, os países assinaram um tratado de amizade cujo nome mereceu a sigla ABC, inspirando os atletas do novo time potiguar.

1950 – Os Estados Unidos vencem a Inglaterra por 1 x 0, no Estádio Independência, Em Belo Horizonte (MG), numa das maiores zebras em Copas do Mundo.

1954 – Nasce o ex-lateral e hoje comentarista, Júnior, em João Pessoa (PB). Leovigildo Lins Gama Júnior foi tetracampeão brasileiro (1980/1982/1983 e 1992) e campeão da Libertadores e do Mundial Interclubes (1981) pelo Flamengo.

Seleção Brasileira, campeão mundial 1958 (Foto: Arquivo CBF)

1958 – O Brasil é campeão da Copa do Mundo, pela primeira vez, ao vencer a anfitriã Suécia, por 5 x 2, em Estocolmo. Vavá e Pelé marcam dois gols cada um e Zagallo faz um na partida.

1975 – O Independente, da Argentina, é tetracampeão consecutivo da Libertadores e hexa no geral. Na decisão, vence o Unión Española, do Chile, por 2 x 0, em Assunção (Paraguai).

1986 – A Argentina, de Maradona, é campeã da Copa do Mundo do México. Na final, ganha da Alemanha Ocidental por 3 x 2. O árbitro é o brasileiro Romualdo Arpi Filho.

1977 – A Seleção Brasileira é campeã da Copa América, pela primeira vez jogando fora de casa. Na final, no Estádio Hernando Siles, em La Paz, a equipe dirigida por Zagallo ganha dos anfitriões bolivianos por 3 x 1, com gols de Edmundo, Ronaldo e Zé Roberto.

2002 – O atacante turco Hakan Sukur marca o gol mais rápido da história da Copa do Mundo, aos 11 segundos. Na disputa pelo terceiro lugar, a Turquia venceu a Coréia do Sul por 3 x 2.

2003 – No jogo Guarani 0 x 1 São Paulo, o trio feminino Silvia Regina Oliveira Carvalho (árbitra), Ana Paula de Oliveira (assistente) e Aline Lambert (assistente) torna-se o primeiro a arbitrar uma partida do Campeonato Brasileiro.