Aumento de casos de COVID leva Prefeito Paulo Bomfim a decretar novo fechamento do comércio até 30 de junho. Toque de recolher passa a vigorar a partir das 20 horas, além de outras medidas

Luiz Hélio/PMJ

Desde o início da testagem em quantidade, através do mapeamento imunológico e do programa Vigilância COVID-19, os boletins da Secretaria da Saúde de Juazeiro tem registrado um aumento exponencial do número de casos confirmados do novo coronavírus. E embasado por estes dados, alinhado à análise técnica diária do Comitê Cientifico que monitora a situação desde o início da pandemia, o prefeito Paulo Bomfim decreta novo fechamento do comércio e mudança de horário no toque de recolher, que antes começava às 22h e agora será das 20h às 05h. Essas e as outras novas medidas vigoram a partir desta segunda-feira, 22, e valerá até o dia 30 de junho.

Acompanhado da secretária da Saúde Fabíola Ribeiro e do deputado Zó, o prefeito fez o anúncio na manhã desta sábado, 20, durante coletiva de imprensa no Paço Municipal. “Compreendo a importância da economia para assegurar os empregos, porém a nossa maior preocupação é focar na saúde e proteger a população. Por conta do aumento de testes rápidos e demais ações da Sesau tivemos um grande aumento de novos infectados e por isso se faz necessário fechar novamente o comércio para aumentarmos ainda mais a nossa taxa de isolamento. Mas também é preciso que cada uma faça a sua parte ficando em casa, obedecendo ao distanciamento social e usando máscara quem tiver de sair. Assim a gente se protege, protege a quem ama e fortalece a luta para vencermos essa pandemia”, constatou.

O esforço da Prefeitura em realizar ações de prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus, ampliando a oferta de testes rápidos através do mapeamento imunológico e do programa Vigilância COVID-19, que vem percorrendo as comunidades também aferindo a temperatura da população, tem contribuído para o município ter um índice de subnotificação menor do que o do Brasil. “Sob o comando do prefeito Paulo Bomfim estamos mantendo o compromisso de transparência na apresentação dos dados da situação do novo coronavírus em Juazeiro. Do primeiro fechamento das atividades econômicas até esta data saímos de 71 para 331 casos confirmados, numa evolução que nos levou a entender de que era preciso voltar às medidas mais restritivas e assim podermos manter o controle sobre a busca de leitos hospitalares por pacientes infectados”, ressaltou a secretária Fabíola Ribeiro.

Confira como as novas medidas de controle da pandemia do novo coronavírus em Juazeiro que passam a vigorar a partir desta segunda-feira, dia 22 de junho.

Estabelecimentos que poderão funcionar somente às segundas, quartas e sextas: Comércio de material de construção, de limpeza e de higiene em geral; Lojas de defensivos e insumos agrícolas.

Estabelecimentos que poderão funcionar somente de segunda a sexta, fechando aos sábados, domingos e feriados: Mercadinhos; supermercados; hipermercados e açougues.

Estabelecimentos que continuarão funcionando normalmente: Farmácias; Padaria; Bancos; Lotéricas e Correspondentes bancários; Comércio de material hospitalar; Serviços e comércio relativos à saúde animal; Clínicas médicas; Oficinas, em especial as de máquinas agrícolas e as oficinas de manutenção de veículos leves e pesados; Depósitos de água e de gás de cozinha;  Postos de combustíveis; Serviços de transporte e armazenamento de mercadorias; Centrais de distribuição; Estabelecimento de limpeza automotiva (lava jato); Lavanderias; Internet; Serviços e comércio relativos à atividade de saúde.

Todos os estabelecimentos cujo funcionamento está autorizado deverão disponibilizar álcool em gel 70% para higienização dos clientes e fazer aferição de temperatura no acesso. Os estabelecimentos de comércio, embora fechados para atendimento presencial, poderão funcionar através de serviços de entrega em domicílio, inclusive via aplicativos e comércio eletrônico.

Com exceção de farmácias e postos de combustíveis, que poderão funcionar 24 horas, os estabelecimentos mencionados só poderão funcionar das 07h às 19h. No caso de atendimento dos supermercados o número limitado de atendimento é de 50 (cinquenta) pessoas simultaneamente; Atendimento nos hipermercados o número limitadi é de 100 (cem) pessoas simultaneamente.

Em todos os casos, deverá ser garantida a distância mínima de um (02) metros entre os usuários dos serviços e exigido o uso de máscaras.

Fechamentos ou restrições de funcionamento:

Fica determinado o fechamento dos mercados públicos, feiras livres e camelódromo, bem como salões de beleza e centros estéticos e também o fechamento dos bares e restaurantes, permitindo o funcionamento apenas para o serviço delivery até o dia 30 de junho.

Fica suspenso o atendimento ao público em todas as repartições públicas, devendo os servidores realizarem expediente interno.Ficam excepcionados da suspensão os serviços considerados essenciais, notadamente aqueles inerentes à saúde e dispensação de medicamentos, como farmácias da família, e de controle e fiscalização das medidas ora determinadas.

Nos casos excepcionados no item anterior, o atendimento fica limitado a um número simultâneo máximo de 30 (trinta) pessoas e desde que respeitada a distância mínima de um (02) metros entre os usuários dos serviços.

Para Bancos e Lotéricas permanecem vigentes as regras atuais. Já os shoppings e galerias deverão permanecer fechados Shoppings e Galerias até 30 de junho de 2020, facultando manter abertas apenas as farmácias, lotéricas, bancos e demais serviços excepcionados nos incisos do art. 1º, desde que observadas as limitações constantes nos parágrafos daquele artigo e demais constantes deste decreto, quando houver regra específica de funcionamento. As demais lojas, incluindo as das praças de alimentação de shoppings e galerias, poderão continuar atendendo exclusivamente no sistema delivery. 

Para Missas, Cultos e Celebrações ficam proibidos a realização de forma presencial, devendo sua realização ser feita preferencialmente por meios eletrônicos. Parques Públicos, Clubes e Academias estão suspensos a utilização de quaisquer equipamentos públicos destinados a esporte e lazer, notadamente da Orla 2, Parque Fluvial e Lagoa de Calu, bem como suspende as atividades da Academia da Saúde e das academias privadas, com ou sem modalidades esportivas específicas, a exemplo de boxe e Crossfit. Também fica determinada a suspensão das atividades em clubes sociais, associações atléticas e congêneres.

Para o Transporte Coletivo permanecem as regras atuais e o sistema de estacionamento rotativo Zona Azul terá a cobrança suspensa durante período de vigência do decreto. E a partir de segunda-feira, 22, o Toque de recolher passa a vigorar entre 20h e 5h da manhã.

Sobre as Aulas, o recesso da Rede Municipal de Ensino será de 22/06/2020 a 06/07/2020. A suspensão das aulas será prorrogada até o dia 31/07/2020. A partir do dia 1 de julho, obedecendo a cronograma que será divulgado pela SEDUC, será retomada a distribuição dos kits de alimentos para os alunos da Rede Municipal

NOVAS MEDIDAS DE CONTROLE DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS-5