Por Tony Martins

O dia 4 de julho é considerado o mais importante da história dos Estados Unidos, pois, trata-se da data comemorativa da independência americana. Isso nos remete à Copa do Mundo de 1994 realizada na terra de Tio Sam.

Na partida valendo pelas oitavas de final de 1994, o Brasil enfrentou os Estados Unidos no dia da independência americana, onde o estádio Stanford em São Francisco da Califórnia estava lotado, em sua maioria por norte-americanos. O 4 de julho, pelo seu simbolismo, enchia a seleção local de brios, tornando o jogo difícil para o Brasil, agravando-se mais ainda com a expulsão do lateral esquerdo Leonardo, que agrediu um jogador adversário.

O jogo ficou tenso, inclusive o primeiro tempo terminou em zero a zero. Na segunda etapa a disputa continuou acirrada, até que aos 27 minutos finais, Bebeto recebeu um passe de Romário e finalizou com perfeição, estabelecendo o placar de 1 a 0 para o Brasil.

Foi triste para os americanos que viram sua seleção, jogando em seu país, no dia da independência, ser eliminada pela seleção brasileira que seguiu em frente até chegar ao tetracampeonato mundial.