Fonte “O Livro das datas do futebol” de Rodolfo M. Rodrigues

1913 – Nasce o ex-centroavante Leônidas da Silva, no Rio de Janeiro-RJ. Leônidas disputou as Copas do Mundo de 1934 e 1938 pela Seleção Brasileira e imortalizou a jogada “bicicleta”.

1931 – A Seleção Brasileira vence o Uruguai por 2 x 0, no Estádio das Laranjeiras (RJ), e conquista a primeira edição da Taça Rio Branco. Nilo faz os dois gols do Brasil. A competição, disputada dez vezes, era um duelo entre brasileiros e uruguaios. A última edição aconteceu em 1976. O Brasil ganhou sete edições; o Uruguai, quatro. Em 1967, as Seleções dividiram o título.

1960 – O boxeador Cassius Clay, que mais tarde mudaria seu nome para Muhammad Ali, ganhou a medalha de ouro no Olimpíada de Roma.

1969 – Morre, aos 77 anos, Arthur Friedenreich, o primeiro grande craque do futebol brasileiro. Nascido no dia 18 de julho de 1892, Fried defendeu o Mackenzie, Ypiranga, Germânia, Paulistano (times extintos de São Paulo), São Paulo e Flamengo (neste, apenas em jogos de exibição).

1972 – Na Olimpíada de Munique, terroristas palestinos invadiram o alojamento dos atletas israelenses, provocando a morte de onze integrantes da delegação.

1981 – O atleta João do Pulo conquistou a medalha de ouro em salto triplo na III Copa Mundial de Atletismo, realizada em Roma.