A força da Bahia na Série D

Por Tony Martins

Três equipes baianas disputarão a Série D do Campeonato Brasileiro, que inicia sua fase de grupo no próximo dia 20 de setembro: Atlético de Alagoinhas, Bahia de Feira e Vitória da Conquista integram a competição que contará com 64 clubes, divididos em 8 grupos, sendo que ainda acontecerá uma pré-fase nos dias 6 e 13 de setembro, onde oito equipes brigarão por quatro vagas.

O Vitória da Conquista fará parte do Grupo 4 com ABC, Central de Caruaru, Coruripe-AL, Frei Paulistano-SE, Itabaiana SE, Jaciobá-AL, Potiguar-RN. Os conquistenses estrearão no dia 20 de setembro contra o Coruripe-AL, no estádio Lomanto Junior.

Atlético de Alagoinhas e Bahia de Feira estão no Grupo 6 ao lado de Caldense-MG, Gama-DF, Palmas-TO. Tupinambás-MG, Vila Nova-MG, Brasiliense ou Tocantinópolis. O Bahia de Feira faz seu primeiro jogo no dia 19 de setembro diante do Tupinambás no estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora. No mesmo dia o Atlético de Alagoinhas receberá o Gama no Carneirão. De cada grupo saem quatro classificados para a segunda fase.

É importante enfatizar que a Bahia, desde 2016 vem fazendo boas campanhas na Série D, com acessos de Juazeirense em 2017 e Jacuipense em 2019. Para esse ano espera-se boas campanhas, principalmente por parte do Atlético de Alagoinhas, vice campeão baiano que manteve a base do elenco do certame estadual, inclusive com a presença do ainda eficiente Magno Alves.