A força do futebol cearense

Por Tony Martins - Foto/capa: Thiago Gadelha/SVM/Divulgação

Não se pode negar que o futebol cearense vem se destacando como o melhor do Nordeste e um dos melhores do país. No cenário nordestino a hegemonia se efetiva em razão do Fortaleza de Rogério Ceni ganhar a Copa do Nordeste em 2019 e este ano o rival Ceará conquistou o título e das presenças dessas equipes na Série A, sendo demonstrações de que o Ceará vai bem, pois, supera Bahia e Pernambuco que tem apenas uma equipe, cada, na principal divisão do futebol brasileiro.

Os demais estados nordestinos não têm representantes na Série A. Aliás, somente Rio de Janeiro (4) e São Paulo (5) têm mais equipes no brasileirão do que os cearenses. Goiás, Rio Grande do Sul e Paraná têm dois clubes na primeira divisão, Minas Gerais apenas um.

Ainda há de se louvar o fato de que Ceará e Fortaleza estão nas oitavas de final da Copa do Brasil, uma competição que equipes tradicionais como Atlético mineiro, Cruzeiro, Vasco da Gama e Fluminense já estão fora. De lambuja o estado do Ceará tem o Ferroviário que figura no G4 do Grupo A da Série C.