Por Fabiana Diniz/SESAU

A academia da Saúde de Juazeiro iniciou na noite desta sexta-feira (06), mais uma programação temática focada no combate a uma doença. Desta vez a cor lilás foi usada para enfatizar a prevenção ao câncer do colo de útero. Realizada através da Secretaria de Saúde, a programação do ‘Março Lilás’ acontecerá durante todo o mês da mulher.

As atividades realizadas nesta sexta atraíram grande número de participantes e foram focadas na conscientização das mulheres, incentivo à realização de exames preventivos e prática de atividade física. Além dos exercícios já desenvolvidos frequentemente, foram realizadas palestra com psicóloga, aula de aeróbica e serviços de beleza como escovação de cabelo, design de sobrancelhas e maquiagem.

A dona de casa Lucy de Melo participa das atividades na academia há pouco mais de uma semana, mas não pretende parar. Para ela, as temáticas utilizadas incentivam ainda mais a participação das pessoas. “Apesar do pouco tempo, estou amando. Os professores são excelentes e sempre trazem atividades diferentes que nos incentivam a permanecer. Os assuntos abordados nos fazem pensar e aprender mais sobre cada um deles”, disse falando ainda sobre a importância de o município ter um equipamento como este.

“Nem todo mundo tem dinheiro para pagar uma academia, aqui temos todo cuidado que precisamos e sentimos que de fato existe uma preocupação com a nossa saúde. Frequentando a academia sinto minha autoestima melhorada. Além de mudar a cara da orla, mudou nossa rotina e trouxe melhoria na saúde de várias pessoas”, destacou a dona de casa.

Já a dona de casa Gildete Araújo frequenta a academia há mais de 6 meses e considera o local excelente para o incentivo a atividades físicas. “Acho o espaço maravilhoso e depois que descobri que poderia participar não faltei mais um dia. E hoje é ainda mais especial por ser voltado para nós, mulheres”, falou.

A professora de Educação Física, Aline Lopes, destaca a aceitação que os projetos temáticos têm recebido. “Esses eventos têm superado nossas expectativas. Os participantes notam a importância que o município dá para eles e se sentem cuidados”, ressaltou.