Ascom PMJ

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro e a empresa Prestlimp, criada para profissionalizar em alto nível o segmento de captação de óleo de cozinha usado, entregaram nesta quarta-feira (17) certificados de “Amigos do Meio Ambiente” a comerciantes e empresários da cidade. Ao todo, 150 empresas já aderiram ao projeto e estão recebendo a certificação, entre lanchonetes, bares e restaurantes.

Sonileide Gonçalves Guimarães tem duas lanchonetes em Juazeiro e está feliz com a parceria. “A gente tem que cuidar do meio ambiente. Me sinto privilegiada em receber esse certificado. Meu único trabalho aqui na lanchonete é descartar o óleo nos tambores deixados pela equipe. É prático, rápido, eu não pago nada e ainda tenho a certeza de não contribuir para os entupimentos de esgotos da nossa cidade”, conta a empresária.

Em nome do SAAE,Thais Lima, técnica de Meio Ambiente parabeniza os comerciantes que já fazem parte do projeto e receberam o seu certificado. “Queremos entregar muito mais certificados. Espalhe o projeto e faça parte você também. Ligue para o SAAE no número (74) 3614-9800, peça para ser direcionado ao setor do Meio Ambiente, cadastre a sua empresa e comece a juntar o óleo, que a Prestlimp vai buscar”, explica.

Hércules Ribeiro de Souza, gerente comercial da Prestlimp, destaca a parceria como “uma forma de preservação também ao Rio São Francisco”, pois muitas pessoas têm levado esse compromisso a sério, contribuindo com o meio ambiente. Ele explicou que o óleo coletado passa por um processo de filtragem e drenagem da água. Após esse processo, é realizada uma análise em laboratório para identificar a sua acidez, e só então é enviado para as indústrias de biodiesel.