Equipe foi contemplada pelo Projeto Núcleos Regionais de Canoagem Paralímpica da CBCa

ASCOM APA/PETROLINA

Em uma ação de expansão das suas modalidades, a Associação Petrolinense de Atletismo (APA) agora também conta com a prática da paracanoagem. Em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Iate Clube Petrolina, a equipe foi contemplada com o Projeto Núcleos Regionais de Canoagem Paralímpica, da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), e passa a ser um polo de desenvolvimento da atividade esportiva na região.

Segundo o professor de Educação Física, Leonardo Gasques Trevisan, que é o responsável em coordenar o projeto, a paracanoagem é desenvolvida em Petrolina desde 2017, por meio de um projeto de extensão da Univasf. No ano de 2020 foi firmado um convênio com a APA com o objetivo de desenvolver a atividade esportiva para além do contexto da inclusão, reabilitação e lazer, promovendo também a prática de alto rendimento.

“Do início do projeto para cá, buscamos ampliar as nossas ações para o contexto esportivo. Para isso, participamos do edital da Confederação Brasileira de Canoagem para implementação de núcleos regionais de canoagem. Foram aprovados três núcleos pelo edital, no qual fomos contemplados com a APA sendo a proponente, tendo como parceiros a Univasf e o Iate Clube de Petrolina. A ideia é dar maior visibilidade para a comunidade, destacando que Petrolina possui esse núcleo de canoagem paralímpica e que a APA está atuando com essa modalidade”, explicou Leonardo.

Para celebrar o projeto, nesta segunda-feira (20), integrantes da APA e praticantes da canoagem realizaram uma remada em canoa havaiana. Após o momento simbólico, o presidente da APA, Domingos Rodrigues, celebrou a inclusão da nova modalidade na equipe e exaltou a importância das instituições parceiras.

“Estamos muito animados com esse projeto.  A APA tem o objetivo de estimular outras práticas esportivas na região e a paracanoagem é mais uma nova possibilidade. O rio São Francisco praticamente passa no nosso quintal, no nosso terreiro, e nos dá uma gama de possibilidades. Estamos com essa parceria com a Univasf, por meio do professor Leonardo, com o Iate Clube também, que são parceiros extremamente importantes para esse trabalho social e de desenvolvimento do esporte na região do Vale do São Francisco. Estamos seguindo no caminho certo e vamos continuar em busca de avançar ainda mais”, destacou Domingos.

A equipe APA Petrolina conta com o patrocínio Master da BAYER Brasil e patrocínios da Prefeitura de Petrolina e Ara Agrícola

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here