Atletas baianos estão representando a Bahia em competições nacionais e internacionais nesta semana

Dezenove viajaram com passagens aéreas e terrestres cedidas pela Sudesb

Nesta semana, 19 pessoas entre atletas e treinadores viajaram com passagens aéreas e terrestres cedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. O destino dos atletas são os estados da Paraíba, Paraná, mais o Distrito Federal e a cidade de Monterrey, no México, onde disputam competições de modalidades como atletismo, karatê, surf e natação.

Primeiro no ranking nacional na categoria Kata Masculino Junior de karatê, o jovem Izaac Matos, de 17 anos, natural de Iguaí, no interior baiano, embarcou na tarde desta quinta-feira (26) para representar o Brasil no Youth Leaugue – Liga Mundial Jovem, que será realizado na cidade de Monterrey, no México, entre os dias 27 e 30 deste mês.

A competição, que vale pontos para o ranking nacional, também é critério para representar o Brasil no Campeonato Mundial da modalidade, no Chile, entre 23 e 27 de outubro deste ano.

Já a equipe baiana de surfe, que está em terceiro lugar no ranking nacional, viajou na manhã de ontem (26) para Cabedelo-PB, com uma delegação de 15 pessoas no total, dentre elas 10 atletas e 5 da comissão técnica. Os surfistas competirão nas categorias Sub 14, Sub 16 e Sub 18, entre homens e mulheres, na última etapa do Circuito Brasileiro da modalidade, na Praia do Macaco, nos dias 28 e 29 de setembro.

Entre os destaques dos surfistas, está o ilheense Diogo Santos que se ficar até em terceiro lugar, na sua categoria (Sub 18), carimba o passaporte para o Mundial do Japão no ano que vem.

O apoio dado pela Sudesb foi destacado pelo presidente da Federação Baiana de Surf, Marcelo Vieira: “Recebemos o apoio da Sudesb em todas as etapas do Campeonato Brasileiro, que aconteceram em Itacaré, na Bahia, Maracaipe, em Pernambuco, Maresias, em São Paulo, São Francisco do Sul, em Santa Catarina, e agora na Paraíba. Estamos muito gratos com todo o apoio em prol do nosso esporte,” complementa Marcelo.

Na categoria master de atletas com deficiência, dois atletas irão representar a Bahia: no Paraná, o corredor Alfredo Santos disputa a prova de Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, onde compete na categoria cego total. Foi neste mesmo tipo de prova que o atleta garantiu o primeiro lugar na Corrida de Duque de Caxias, realizada na cidade de Jacobina no último mês de agosto. Ele viajou junto com seu guia Gilmário dos Santos, que também teve o apoio da Sudesb com passagens.

A nadadora Mônica Veloso, que possui deficiência física nos membros inferiores, disputará cinco provas no Meeting Paralímpico do Distrito Federal, que acontece até o dia 28 deste mês e vale pontos para etapas do Campeonato Brasileiro. A baiana já conquistou 19 medalhas em provas de piscinas e cinco troféus de maratonas aquáticas neste segundo semestre.

Ascom/Sudesb