Atletas de Juazeiro conquistam três títulos estaduais e fazem história no ciclismo baiano

José Rômulo, Ana Augusta e Patricson Braz fizeram a festa na pista da Agrovale neste final de semana

Por Carlos Humberto - texto e fotos
José Rômulo, Ana Augusta e Patricson Braz vencem última etapa e conquistam o título estadual nas categorias contra o relógio e ciclismo de estrada

Para o ainda jovem ciclismo juazeirense, o final de semana fica marcado na história do esporte com a conquista de três títulos por atletas patrícios filiados à Federação Baiana de Ciclismo, nas duas etapas do calendário estadual realizadas no sábado 20 e domingo 21 em Juazeiro-BA.

A extraordinária façanha começou a ser construída no sábado, quando os juazeirenses Patricson Emanuel Rego Braz e Ana Augusta, triatleta independente, venceram as provas de Ciclismo Contra o Relógio, nos gêneros masculino e feminino, e levantaram o título estadual.

A consagração final veio no domingo também em dose dupla, na categoria Ciclismo de Estrada – ou Ciclismo de Resistência –, disputada no percurso Agrovale-Pinhões-Agrovale, distância de 130 quilômetros. Entre as mulheres, Ana Augusta repetiu a proeza e chegou em primeiro lugar, tornando-se campeã baiana da modalidade. Entre os homens, o juazeirense José Rômulo Freitas Júnior conquistou o título de campeão baiano de 2019 da categoria. Júnior, como é conhecido, venceu os concorrentes superando a distância em pouco menos de três horas.

Patricson Braz, campeão baiano de ciclismo da categoria contra o relógio em 2019

José Rômulo e Patricson Braz são dois dos 10 atletas beneficiados anualmente pelo programa Bolsa Atleta da Prefeitura Municipal de Juazeiro, criado em 2014 através do Projeto de Lei 2.520, que contempla atletas e paratletas de alto rendimento. Suas conquistas refletem a consolidação do pioneiro programa, que possibilita aos contemplados diminuir a desigualdade, se comparado aos atletas das grandes metrópoles, além de promover o incentivo para a prática esportiva.

José Rômulo de Freitas Júnior, campeão elite da categoria ciclismo de estrada

O novo campeão da categoria elite do ciclismo baiano, José Rômulo, há 20 anos se dedicando à modalidade na região, elogiou “o elevado nível técnico dos concorrentes” e destacou a importância do programa de incentivo ao esporte da Prefeitura de Juazeiro: “O Bolsa Atleta veio para ajudar a todos nós, seja nos treinamentos, seja nas viagens para as competições. Com isso, o nível de nossos atletas cresceu e ganhamos mais oportunidades para sair para outros estados”.

Ana Augusta, campeã baiana de ciclismo 2019 nas categorias contra o relógio e resistência

Atleta independente, a supercampeã Ana Augusta, vencedora entre as mulheres das duas categorias disputadas em Juazeiro, é considerada uma referência na propagação de várias modalidades esportivas na região. Emocionada, a praticante de triatlo revelou que “Hoje aqui vivi um momento histórico, é minha primeira prova de ciclismo e consegui a graça de ser campeã baiana, e muito feliz por saber que fiz muitas amizades e me superei. Aproveito a oportunidade para agradecer à Secretaria de Esportes, na pessoa de Gilbertinho, que possibilitou a realização de eventos importantes do ciclismo, judô e triatlo esse ano em Juazeiro”.

Orlando Schimidt, presidente da Federação Baiana de Ciclismo

Para Orlando Schimidt, presidente da Federação Baiana de Ciclismo, “Foi um dos eventos mais organizados que a gente já fez. A cidade de Juazeiro foi premiada com um belíssimo evento. Tudo ocorreu ok, sem acidente algum nos dois dias de competição, e esperamos realizar mais eventos aqui no ano que vem”.

O dirigente baiano ressaltou “O apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro e da empresa Agrovale, que garantiram a segurança e infraestrutura para a boa condução das provas. Tudo isso foi fundamental para o sucesso da competição”.

Superintendente Gilberto Pacheco e dirigentes da Agrovale Jonatas, Higino Canuto (camisa amarela) e Luciano

Higino Canuto, gestor de processos da empresa Agrovale, proprietária do mais novo circuito de corridas de Juazeiro, se disse “satisfeito com o sucesso do evento que finalizou o campeonato baiano de ciclismo”, e lembrou “o papel da empresa no cuidado com a responsabilidade social, agora mais fortalecido com a parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro e a Federação Baiana de Ciclismo na promoção dos esportes”.

Superintendente de Esportes Gilberto Pacheco ao lado da atleta Ana Augusta e do supercampeão de natação Lourival Quirino

Responsável pela condução dos eventos do calendário esportivo do município, o superintendente Gilberto Pacheco fez questão de ressaltar a importância da realização das duas provas decisivas de ciclismo, em solo juazeirense: “É um evento importante, que sediamos pela primeira vez, e dentro da programação do aniversário da cidade. A confiança depositada pela Federação Baiana de Ciclismo, pelo segundo ano consecutivo, atesta que nossa cidade está preparada para abrigar os grandes eventos do calendário esportivo regional e nacional” – assegurou Pacheco, que aproveitou para agradecer a parceria com a empresa Agrovale e parabenizar os atletas locais, alguns integrantes do programa Bolsa Atleta, e os consagrados campeões estaduais.