Da Redação

O Conselho Técnico do Campeonato Baiano, formado pela Federação Baiana de Futebol e os dez clubes que integram a primeira divisão do estado, realizaram nesta quinta-feira o arbitral que decidiu regulamento, tabela, forma de disputa e plano de ação para o Baianão 2021.

A primeira rodada está marcada para o dia 21 de fevereiro envolvendo todos os participantes e a Desportiva Juazeirense encara o Esporte Clube Bahia em Salvador na estreia. O encerramento acontece em 23 de maio. Ao todo, serão 13 datas e cada clube fará nove jogos na primeira fase.

Por decisão da maioria – 7 votos a 3 -, o rebaixamento terá apenas uma vaga, correspondente ao último colocado da fase de classificação, e os critérios de desempate seguem os mesmos adotados este ano.

Disputarão o Baianão 2021 os seguintes clubes: Bahia, Vitória, Jacuipense, Atlético de Alagoinhas, Juazeirense, Vitória da Conquista, Bahia de Feira, Fluminense de Feira, Doce Mel e o recém-promovido Unirb.

A campanha no estadual definirá a participação dos clubes nas competições regionais e nacionais.

  • O campeão, vice e terceiro lugar garantem participação na Copa do Brasil 2022.
  • Terá direito a 1ª vaga da Copa do Nordeste 2022 o campeão do Baianão 2021. A 2ª vaga será do clube mais bem posicionado do Estado no Ranking Nacional de Clubes da CBF. Já a 3ª vaga, para a disputa da Pré-Copa do Nordeste, será do clube que tiver a melhor colocação no estadual, excluindo os detentores da 1ª e 2ª vagas.
  • As equipes melhores colocadas do Baianão 2021, desde que não sejam integrantes das outras séries do Campeonato Brasileiro, terão direito às duas primeiras vagas na Série D de 2022. Já a terceira vaga será destinada à equipe campeã de uma competição a ser realizada pela FBF no segundo semestre de 2021. Caso não aconteça a competição, a terceira vaga também será destinada ao Baianão.

Confira acessando o link aqui.

A primeira rodada:

Bahia de Feira x Jacuipense

UNIRB x Vitória

Vitória da Conquista x Doce Mel

Fluminense x Atlético de Alagoinhas

Bahia x Juazeirense

Tabela Basica Baianao 2021