Por Tony Martins – Fotos: Arquivo/Divulgação

Com atuações destacadas, fazendo gols e conquistando títulos, o jogador Neto Bala é um dos principais nomes da equipe sub-17 do Sport Clube de Recife, bicampeã pernambucana.

Natural de Juazeiro-Ba, e morador do distrito de Maniçoba, que é um perímetro irrigado do município baiano, Cicero Batista Barbosa Neto (Neto Bala), perdeu sua mãe muito cedo, Jandira Alves Barbosa, por isso morou com sua avó materna, Dona Plácida, que o acolheu como filho.

Na casa de Dona Plácida, ele encontrou um ambiente propicio para iniciar no futebol. Seus tios Jailson, Bertolino e Jamilton foram jogadores de futebol, atuando em equipes amadoras da região do São Francisco. Foi exatamente Jamilton, que tem uma escolinha de futebol no distrito de Maniçoba, quem trabalhou com Neto Bala, quando ele tinha 13 anos.

Segundo Jamilton, logo nos primeiros treinos, Neto Bala já demonstrava talento: “A gente conversava com os colegas e falávamos que ele tinha futuro”. Não demorou muito e logo na primeira oportunidade Neto mostrou suas qualidades. Numa Copinha realizada pelo Sport em Juazeiro, ele foi convidado para fazer testes nas divisões de base do clube pernambucano, onde está desde 2019.

Hoje, com 17 anos, Neto Bala é uma aposta do Leão da Ilha. Atleta habilidoso, com muita velocidade, chute forte e raciocínio rápido, suas atuações chamam a atenção. Sua origem humilde e talento precoce são traços comparáveis àqueles que traçaram o caminho vitorioso do supercampeão Daniel Alves, outro juazeirense com história no futebol mundial.

O bom desempenho de Neto Bala no Sport é um incentivo para escolinha de futebol que funciona em Maniçoba, na zona rural de Juazeiro, sob o comando dos professores Jamilton Alves, Welson Rodrigues e Ariel Andrade, segundo os quais, têm muitos garotos que podem ter o mesmo destino de Neto Bala.